Braga, quarta-feira

9.º Grande Trail Serra dArga com 2300 atletas de 22 países

Desporto

18 Setembro 2019

Redação

Sábado e domingo entre Dem e S. Lourenço da Montaria vão correr 2300 atletas, nas várias distâncias que compõem o programa do Grande Trail Serra dArga.

“É um número muito bom nós termos no 9.º Grande Trail Serra d’Arga 2300 atletas” — disse ontem, em Viana do Castelo, Carlos Sá, o ultramaratonista que é organizador da iniciativa em colaboração com as câmaras municipais de Viana do Castelo e Caminha em parceria com as juntas de freguesia de Dem e de S. Lourenço da Montaria.

Lembrando que esta edição, a disputar sábado e domingo, sofreu na programação adiamentos, devido alertas da Protecção Civil por risco de incêndio, Carlos Sá explicou que as corridas acabaram por coincidir no mesmo fim-de-semana que a meia maratona do Porto, uma prova que absorve atletas interessados também no trail.

“Na próxima edição, em que vamos celebrar 10 anos do Grande Trail Serra d’Arga, nós queremos ter mais gente, vamos procurar um entendimento com a organização da meia maratona do Porto para evitarmos a possível coincidência de datas”, adiantou.

Carlos Sá, que falava para os jornalistas no interior do navio Gil Eannes ladeado de vereadores do Desporto das câmaras municipais de Caminha e de Viana do Castelo, destacou a consolidação do carácter internacional do evento que, este ano, conta com particvipantes vindos de 22 países. Ao nível nacional, o distrito do Porto é a região que ganha em número de inscritos, com 625, revelou.

Na Serra d’Arga os participantes procuram mais do que uma corrida, salientou Carlos Sá, que vincou outras motivações como a beleza da paisagem mas também a dureza do percurso, a boa gastronomia e o acolhimento.

O organizador do Grande Trail Serra d’Arga aludiu ainda aos impactos da iniciativa na economia local, referindo estudos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que apontam para que em média cada concorrente traga 1,5 acompanhantes, estimando em cerca de 6000 as visitas chamadas à região e com médias de consumo estimadas em 100 euros por pessoa.

Deixa o teu comentário