Braga, quarta-feira

A bicicleta é destaque em Barcelos

Regional

02 Junho 2021

Carlos Costinha de Sousa Carlos Costinha de Sousa

Congresso Ibérico A Bicicleta e a Cidade arranca amanhã no Auditório Municipal de Barcelos, num evento que promete, em três dias, contribuir para a massificação da bicicleta como meio de transporte seguro e mais ecológico.

É já amanhã que Barcelos acolhe o início do XVII Congresso Ibérico ‘A Bicicleta e a Cidade’, um evento organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, juntamente com a sua congénere de Espanha, a ConBici.


Este congresso sobre a mobilidade em bicicleta tem como tema a ‘Era da Infra-estrutura’ e visa dar a conhecer exemplos do que se faz de melhor a nível mundial na área da utilização da bicicleta e debater de que forma as cidades se podem construir para atrair mais utilizadores de bicicleta.


Barcelos, por exemplo, quer assinalar a mudança. E amanhã, precisamente no Dia Mundial da Bicicleta, o município vai apresentar e divulgar o projecto da primeira fase da rede ciclável que está a implementar. O município barcelense vai apresentar a sua actual estratégia de mobilidade urbana, que, para além do transporte público, inclui uma aposta clara na mobilidade suave ou activa.


Refira-se que a autarquia tem vindo a fazer uma forte aposta. Além do BarcelosBus, iniciado em 2018 com duas linhas de transporte público urbano, vai avançar com a criação de uma Ciclovia Circular na área mais densa da cidade, e fazer melhorias das condições operacionais e de rebatimento do transporte público, num investimento aproximado de 2.8 milhões de euros.


A futura Ciclovia Circular alinha com o projeto ‘U-Bike’ criado pelo IPCA, que se centra na cedência de bicicletas à comunidade académica.


Estas são as primeiras etapas de um programa que transformará o conceito de mobilidade na cidade. Em curso está já também o concurso público internacional para a Prestação do Serviço Público de Transporte Rodoviário Regular de Passageiros no concelho.

Deixa o teu comentário