Braga, sexta-feira

ACB inaugurou Academia de Restauração

Regional

14 Dezembro 2019

Redação

Associação Comercial de Braga inaugurou, na Praça Conde de Agrolongo, a sua Academia de Restauração, um novo espaço formativo que, ao longo de 2020, deve acolher cerca 500 pessoas integradas em acções de formação qualificantes.

A Associação Comercial de Braga (ACB) inaugurou ontem a sua Academia da Restauração, na Praça Conde Agrolongo, n.º175/176. A estimativa é de que, ao longo de 2020, o novo espaço formativo seja utilizado por meio milhar de pessoas integradas em acções de formação qualificantes promovidas pelo Centro de Formação da ACB.
 

“Este moderno espaço de formação da ACB é um símbolo da aposta e prioridade que esta associação empresarial dá à qualificação das pessoas e empresas”, começou por afirmar o presidente da Direcção da ACB, Domingo Macedo Barbosa, realçando que a abertura desta academia representa também “uma forte aposta na formação de jovens para empregos qualificados, nas áreas da gastronomia e serviço de mesa e bar”. Destacou, ainda, que a academia representa uma forte aposta na formação contínua para empresários e profissionais dos sectores da hotelaria, restauração, estabelecimentos de bebidas e outras áreas especializadas de comércio alimentar.
 

A Academia de Restauração ACB vai funcionar em horário laboral e pós-laboral.
 

Ao longo de 2020, a ocupação em horário laboral será de 100%, avançou Macedo Barbosa, concretizando que tal se ficará a dever a afectação garantida pelos cursos de aprendizagem para jovens (cerca de 100 formandos), workshops para profissionais e cursos de educação e formação de adultos (envolvendo 40 adultos desempregados de cursos de restauração).


Já em horário pós-laboral, a estimativa aponta para uma ocupação de na ordem dos 25%, com predomínio de acções de formação de curta duração para activos desempregados, nas áreas da hotelaria, restauração, turismo e lazer.
 

O presidente da ACB realçou também que esta academia será “uma mais-valia” para as actividades de preparação e realização de provas a prestar pelos candidatos a certificar no âmbito dos processos de RVCC.
 

Lançado apelo à manutenção de fundos comunitários para formações

 
O presidente da Direcção da ACB apelou ontem à Comissão Europeia e ao Governo português para que assegurem, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio para o período de 2021 a 2027, “a aposta na qualificação de pessoas, não retirando os apoios financeiros que o Fundo Social Europeu tem garantido nos últimos anos”.


O apelo foi lançado no decorrer da inauguração da Academia de Restauração da ACB, um novo espaço que resulta de um investimento global na ordem dos 60 mil euros, como explicou o director geral da ACB. À margem da sessão, Rui Marques referiu que a ACB investiu 40 mil euros neste novo espaço formativo, sendo que a esta verba se junta ainda um investimento na ordem dos 20 mil euros que resultou dos apoios que tornaram possível a obra. Foram sobretudo apoios em termos de materiais e logística.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho