Braga, terça-feira

ACES inicia vacinação de quase 19 mil pessoas

Regional

04 Fevereiro 2021

Redação

Primeira fase do programa de vacinação da população começa hoje no concelho de Braga. Até final de Março são abrangidas 18 981 pessoas.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Braga arranca com a primeira fase da vacinação da população contra a covid- -19. Hoje são vacinadas 30 pessoas, amanhã outras 150, prevendo-se que sejam abrangidos quase 19 mil residentes no concelho até ao final de Março, numa cadência de 320 vacinas por semana.

Nesta fase da campanha de vacinação contra a covid-19 estão a ser convocadas pessoas com 80 ou mais anos de idade e as da faixa etária dos 50 aos 79 anos com comorbidades associadas, nomeadamente insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, DPOC ou doença respiratória sob ventiloterapia.

A toma das vacinas é assegurada edifício sede do ACES Braga, no Largo Paulo Orósio, tendo os primeiros cidadãos sido contactados por SMS.

O director do ACES Braga, Domingos Sousa, adiantou ao Correio do Minho que foi criada para o efeito “uma sala virtual com todos os utentes identificados”, os quais estão a ser convocados automaticamente para a toma da vacina, com prioridade para os que tem 80 ou mais anos.

Os utentes que não se possam deslocar por meios próprios ao local da operação da vacinação, beneficiarão da activação do serviço do transporte de doentes por parte do seu médico de família. Depois das 18 981 pessoas referenciadas no concelho de Braga para a designada fase 1 desta campanha da vacinação, os responsáveis do ACES-Braga contam administrar a vacina contra a covid-19 a mais 80 mil pessoas.

Na fase de vacinação de profissionais de saúde e de utentes e funcionários de lares de terceira idade, que ainda decorre, as equipas do ACES-Braga vacinaram mais de duas mil pessoas.

Os profissionais de saúde de primeira linha de contacto com doentes covid-19 foram abrangidos na sua globalidade, revelou Domingos Sousa.

Nesta altura vão ser vacinados os utentes e os profissionais do Centro Comunitário de Dume e do Instituto de Reinserção e Integração Social (IRIS), depois de libertos dos casos de infecção pelo novo coronavírus.

A aguardar pelo fim dos surtos de covid-19 para serem incluídos no plano de vacinação estão as estruturas residenciais para idosos da Casa do Professor, Conde de Agrolongo e dpo Centro Social da Paróquia de S. Lázaro. Pelo mesmo motivo, a Unidade de Cuidados Paliativos ‘O Povorello’, em Montariol, ainda não foi incluída no plano de vacinação.

No total, já foram vacinados 1 707 utentes e funcionários em estruturas residenciais para a terceira idade do concelho de Braga.

Deixa o teu comentário