Braga, sexta-feira

AEB aposta na formação para o sector automóvel

Regional

24 Novembro 2022

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

AEB e a PDAuto inauguraram ontem um novo espaço qualificado de formação especializada para o sector automóvel.

Criar um centro de excelência para a qualificação inicial, aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais do sector automóvel é o objectivo da criação da PDAcademia By AEB, o novo espaço de formação especializado na área da mecatrónica automóvel, inaugurado ontem à tarde na Rua Américo Ferreira de Carvalho, na cidade de Braga.

Daniel Vilaça realçou que a Associação Empresarial de Braga (AEB) conta actualmente com cerca de 60 alunos no curso de aprendizagem de técnico/a de mecatrónica automóvel, divididos por três turmas. São estes alunos que terão oportunidade, neste novo espaço, de ser formados “tendo à disposição equipamentos e sistemas de nova geração”.

A PDAcademia By AEB será também um espaço para a formação contínua de activos das empresas ligadas à fileira do sector automóvel. O presidente da Direcção da AEB realçou a importância deste projecto ser implementado em parceria com a PDAuto, um privado “com muita experiência na área”.

Daniel Vilaça realçou ainda que a aposta da AEB neste — tal como noutros cursos de aprendizagem — visa dar resposta à dificuldade que o sector tem tido de contratar mão-de-obra qualificada. “Enquanto associação empresarial estamos atentos ao que as empresas necessitam e queremos colocar no mercado mão-de-obra especializada que responda a essa necessidade”, especificou Daniel Vilaça, realçando que as formações têm a preocupação de acompanhar a evolução que os diferentes sectores vão sofrendo.

O presidente da Câmara, que participou na cerimónia, elogiou precisamente este “sentido de responsabilidade da AEB” ao “não descurar a formação” e “criar condições” para que as empresas possam contratar colaboradores qualificados. “É uma preocupação da AEB nesta e também noutras áreas de actividade”, sublinhou.

Ricardo Rio considerou que a parceria que deu origem à PDAcademia By AEB “é extremamente virtuosa”, destacando que decorre no âmbito de um sector que “tem sofrido uma transformação tecnológica exponencial”. O edil deu ainda os parabéns ao IEFP por “estar a responder ao financiar estes projectos, ajudando assim o tecido económico e os profissionais”. Aproveitando a presença de José Pedro Machado, subdelegado Regional do Norte do IEFP, agradeceu em nome da Câmara e da InvestBraga “pela grande colaboração que existido com o IEFP”.

Deixa o teu comentário