Braga, sábado

AEB perspectiva 2025 como “um ano de crescimento económico”

Economia

02 Janeiro 2025

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Director--geral da AEB perspectiva que 2025 vai ser um ano de crescimento económico para a região, mantendo-se a actual trajectória. Confessa, porém, alguma apreensão perante o contexto internacional que poderá afectar as empresas exportadoras.

A perspectiva da Associação Empresarial de Braga (AEB) para 2025 é de que a economia local continue a crescer, num ritmo até superior ao registado em 2024. “A nível interno e com mais impacto no comércio de proximidade, na restauração e no turismo, as perspectivas para 2025 são boas. Antevemos que vai este vai ser um ano em que vai continuar a trajectória de crescimento, talvez até mais do que em 2024”, partilha Rui Marques, director-geral da AEB, explicando que há factores que contribuem para estas boas perspectivas como a evolução das taxas de juros, o aumento dos salários e a estabilização da inflação.


“São indicadores que nos levam a perspectivar que este será um ano positivo. Não um ano de crescimento exuberante, mas um ano em que a economia vai crescer”, acrescenta.
 

Para essa evolução positiva da economia em muito contribuirá o turismo e também o investimento externo que a região continua a captar.
 

“Braga continua a ser um distrito muito procurado quer por visitantes, quer por investidores”, nota o director-geral da AEB. Se a nível interno, as perspectivas são boas, já o contexto internacional é perspectivado de forma positiva, mas com “alguma apreensão”, como admite Rui Marques.


“A nível interno, 2025 será um ano de crescimento, porém estamos mais ou menos apreensivos com o que se passará nos principais mercados para onde as nossas empresas exportam, nomeadamente Alemanha, França e até Espanha”, refere Rui Marques, salientando, no entanto, que se tem notado que “as nossas empresas exportadores conseguem já combater alguma retracção que está a haver nesses mercados externos, nomeadamente através da entrada em novos mercados como os Estados Unidos da América e o Canadá”.
 

Nesta linha, o responsável alerta que também nestes novos mercados, concretamente nos Estados Unidos, há expectativa de perceber se a nova administração liderada por Donald Trump vai mesmo avançar com medidas que possam ser barreiras para as exportações portuguesas.


De realçar ainda que, com o objectivo de promover as exportações da fileira do sector da construção civil e materiais de construção da região de Braga, a AEB vai realizar ao longo deste ano de 2025 três missões empresariais a mercados europeus de proximidades, concretamente a França, Alemanha e Países Baixos.
 

AEB envolve mais de mil empresas em acções colectivas de promoção
 

No seu Plano de Actividades para este novo ano, a AEB apostam em programas, projectos e iniciativas que visam reforçar o posicionamento de Braga como uma região com uma economia dinâmica, inovadora, sustentável e competitiva, tanto no mercado interno como internacional.
 

Nesse contexto, a AEB mantém a aposta na realização de acções colectivas de promoção e dinamização empresarial, que já se tornaram numa das suas imagens de marca.
 

“O nosso plano para 2025 prevê a realização de 20 acções colectivas envolvendo mais de mil empresas neste tipo de actividades que fomentam a cooperação empresarial, mas que também têm impacto económico nas empresas aderentes”, referiu Rui Marques, avançando que a estimativa é que aquelas 20 acções tenham um impacto económico directo de 2,3 milhões de euros nas empresas aderentes.
 

O director-geral da AEB realça que “são poucos os casos de associações empresariais que optam por seguir este caminho”.
 

“Isto dá muito trabalho, mas é uma forma fantástica de promovermos os nosso associados, de fomentar a cooperação entre eles e também de contribuir para os seus negócios”, refere o director-geral da AEB.
 

‘Marketplaces’ lançados no 1.º semestre
 

O ano de 2025 vai ficar marcado pelo lançamento de dois ‘marketplaces’, geridos e liderados pela AEB, que pretendem apoiar a transformação digital do comércio e serviços de proximidades nos concelhos de Braga e da Póvoa de Lanhoso. “Para além do apoio à internacionalização das empresas da região, este ano marca também o lançamento, em força, dos Bairros Comerciais Digitais.- Tanto em Braga como na Póvoa de Lanhoso, os marketplaces serão lançados ainda no decorrer do primeiro semestre”, concretizou Rui Marques.


Recorde-se que no âmbito do programa Bairros Comerciais Digitais, a candidatura de Braga, designada ‘Braga Smart Retail’, foi a mais pontuada, que mais incentivo arrecadou e mais estabelecimentos abrange no país. Trata-se de uma ambiciosa candidatura apresentada pela Câmara Municipal em parceria com a AEB, que prevê uma área de intervenção composta por 52 artérias do centro histórico abrangendo 927 estabelecimentos de comércio e serviços. O investimento elegível associado ao projeto é de 1,5 milhões de euros, estando prevista a concessão de um incentivo global de 1,3 milhões de euros aos promotores.

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