Braga, sexta-feira

Afonso Cruz vence Grande Prémio Maria Ondina Braga

Diversos

27 Julho 2019

Redação

O livro Jalan Jalan, de AfonsoCruz, editado pela Companhiadas Letras, é o vencedor da se-gunda edição do Grande Prémiode Literatura de Viagens MariaOndina Braga, atribuído pelaAssociação Portuguesa de Escri-tores com o patrocínio do Município de Braga.

Um júri, coordenado por JoséManuel Mendes e constituídopor Guilherme d'Oliveira Mar-tins, Isabel Cristina Mateus e Teresa Carvalho galardoou, porunanimidade, a obra de Afonso Cruz, destacando a sua “coerência, a fluidez narrativa e a consistência de uma leitura do mundo a partir da temática da viagem de que é um intérprete privilegiado”.Nesta  2.ª edição da GrandePrémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga,concorreram as obras publicadas no ano de 2018, e a título excepcional, em 2017.


O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de 12.500 euros. Recorde-se que o Prémio Literário Maria Ondina Braga, que o Município de Braga instituiu em 2005 com carácter bienal, deu lugar a um ‘Grande Prémio’ no âmbito exclusivo da literatura de viagens. Partindo de uma parceria com a Associação Portuguesa de Escritores, esta iniciativa passa, a partir deste ano, a ter carácter anual, ascendendo o valor pecuniário  a  atribuir  para  os 12.500 euros.  A sua organização passou, entretanto, a ser assumida pela Associação Portuguesa de Escritores  com  financiamento  do Município de Braga, sendo ambas as entidades promotoras doPrémio.
 

Nascido em 1971 na Figueirada Foz, Afonso Cruz é, além de escritor, músico, ilustrador e realizador.  Publicou mais de trinta livros, entre romances, conto, ensaio, poesia, teatro, não ficção, e ilustrou outros tantos. Já conquistou vários prémios na área da literatura e da ilustração,entre os quais se destaca o Grande  Prémio  de  Conto  Camilo Castelo Branco 2010, o Prémio da União Europeia para a Literatura 2012 e o Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014