Agrupamento de Escolas de Maximinos reconhece alunos com mérito e excelência

Regional

08 Novembro 2024

Rui Serapicos Rui Serapicos

Galardões de mérito, excelência e melhoria significativa distinguiram 280 alunos pelo seu desempenho durante o ano lectivo 2023/24. Cerimónia decorreu quarta-feira à noite, no Forum Braga.

O Agrupamento de Escolas de Maximinos promoveu na noite de quarta-feira, no Forum Braga, a cerimónia de entrega de mérito escolar, distinguindo 280 alunos pelo seu desempenho no ano lectivo 2023/24.

Com plateia quase cheia do grande auditório, a sessão que contou com apresentação de Matilde Guimarães e Afonso Fernandes, estudantes do 12.º ano, antes da entrega de distinções proporcionou momentos de música interpretados por alunos do agrupamento.

A abrir, ouviu-se ‘Pompa e Circunstância’, de Edward Elgar e mais adiante canções como ‘Eu Tenho um Amigo’ ou ainda ‘Pirilampo’.

No momento dos discursos, o director daquele agrupamento, Paulo Antunes, fez a apologia da escola pública, “a base de uma sociedade justa, inclusiva e democrática”.

“É a escola pública que garante que todos, independentemente da sua condição social ou origem, tenham acesso a uma educação de qualidade. No nosso agrupamento, acolhemos alunos de várias origens, línguas e contextos. A diversidade é a nossa força, pois entendemos que cada aluno enriquece a nossa comunidade com a sua experiência e cultura”, afirmou.

O Agrupamento de Escolas de Maximinos, lembrou Paulo Antunes, é um Território Educativo de Intervenção Prioritária , um estatuto que “reconhece os desafios sociais e económicos que enfrentamos, mas também a nossa missão inclusiva”.

“Trabalhamos diariamente para reduzir o abandono escolar, promover o sucesso de todos os nossos alunos e, acima de tudo, garantir que ninguém fique para trás”, frisou.

Acrescentou que “no nosso agrupamento, o conceito de ‘Educação para Todos’ é muito mais do que uma frase: é um compromisso. Inclusão significa adaptar-nos às necessidades de cada um, promover a integração dos alunos de língua não materna e criar um ambiente acolhedor onde todos podem aprender e crescer”.

Salientando que que a educação do século XXI “exige inovação” aquele responsável realçou ainda que “investimos em metodologias que estimulam o pensamento crítico, a colaboração e o desenvolvimento de competências socio-emocionais, preparando os nossos alunos para um mundo globalizado”.

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