08 Novembro 2024
Galardões de mérito, excelência e melhoria significativa distinguiram 280 alunos pelo seu desempenho durante o ano lectivo 2023/24. Cerimónia decorreu quarta-feira à noite, no Forum Braga.
O Agrupamento de Escolas de Maximinos promoveu na noite de quarta-feira, no Forum Braga, a cerimónia de entrega de mérito escolar, distinguindo 280 alunos pelo seu desempenho no ano lectivo 2023/24.
Com plateia quase cheia do grande auditório, a sessão que contou com apresentação de Matilde Guimarães e Afonso Fernandes, estudantes do 12.º ano, antes da entrega de distinções proporcionou momentos de música interpretados por alunos do agrupamento.
A abrir, ouviu-se ‘Pompa e Circunstância’, de Edward Elgar e mais adiante canções como ‘Eu Tenho um Amigo’ ou ainda ‘Pirilampo’.
No momento dos discursos, o director daquele agrupamento, Paulo Antunes, fez a apologia da escola pública, “a base de uma sociedade justa, inclusiva e democrática”.
“É a escola pública que garante que todos, independentemente da sua condição social ou origem, tenham acesso a uma educação de qualidade. No nosso agrupamento, acolhemos alunos de várias origens, línguas e contextos. A diversidade é a nossa força, pois entendemos que cada aluno enriquece a nossa comunidade com a sua experiência e cultura”, afirmou.
O Agrupamento de Escolas de Maximinos, lembrou Paulo Antunes, é um Território Educativo de Intervenção Prioritária , um estatuto que “reconhece os desafios sociais e económicos que enfrentamos, mas também a nossa missão inclusiva”.
“Trabalhamos diariamente para reduzir o abandono escolar, promover o sucesso de todos os nossos alunos e, acima de tudo, garantir que ninguém fique para trás”, frisou.
Acrescentou que “no nosso agrupamento, o conceito de ‘Educação para Todos’ é muito mais do que uma frase: é um compromisso. Inclusão significa adaptar-nos às necessidades de cada um, promover a integração dos alunos de língua não materna e criar um ambiente acolhedor onde todos podem aprender e crescer”.
Salientando que que a educação do século XXI “exige inovação” aquele responsável realçou ainda que “investimos em metodologias que estimulam o pensamento crítico, a colaboração e o desenvolvimento de competências socio-emocionais, preparando os nossos alunos para um mundo globalizado”.
07 Dezembro 2024
Assistentes operacionais da Escola André Soares em luta pela valorização da carreira
07 Dezembro 2024
07 Dezembro 2024
Presidente da Junta de S. Vicente aberto à gestão do espaço público
06 Dezembro 2024
Município de Esposende assegura materiais didático-pedagógicos para alunos do 1.º Ciclo
06 Dezembro 2024
06 Dezembro 2024
Deixa o teu comentário