Braga, segunda-feira

Águas do Alto Minho entra em actividade no mês de Janeiro e serve 100 mil pessoas

Regional

27 Dezembro 2019

Redação

Empresa formada pelo Estado e por sete municípios (Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira) prevê investir 33,3 milhões de euros em três anos nas redes de abastecimento de água e de saneamento.

O sistema de águas dos concelhos de Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira vai passar a ser gerido pela ‘Águas do Alto Minho’, ja a partir do próximo mês.


A empresa resulta da parceria 100 por cento pública entre o Estado e os municípios acima referidos e está habilitada a fornecer mais de 9 milhões de metros cúbicos de água potável por ano a cerca de 100 mil clientes, numa área de 1585 quilómetros quadrados. Pode, ainda, recolher e tratar seis milhões de metros cúbicos de água residual por ano de cerca de 70 mil clientes.


A nova empresa tem como missão assegurar a qualidade e a sustentabilidade do abastecimento de água e saneamento, através do reforço do investimento e da ampliação da captação de fundos comunitários.


Nos próximos três anos serão investidos 33,3 milhões de euros através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos). Parte desse valor (19,6 milhões de euros) serão aplicados na expansão das redes de abastecimento e saneamento e 13,7 milhões de euros estão destinados à renovação das redes de bastecimento de água e à promoção da eficiência hídrica, através da instalação de sistemas de monitorização e controlo das perdas de água.


O modelo de tarifário é uniformizado em todos os municípios, utilizando os mesmos escalões de consumo e tipologia de utilizadores, estabelecendo a convergência das tarifas, fixas e variáveis, no que respeita a valor, estrutura e tipologia de utilizadores. Estão previstas tarifas especiais para Famílias Numerosas. São essas tarifas que permitirão obter a sustentabilidade económico-financeira da empresa.


A proximidade da Águas do Alto Minho aos clientes é garantida através de oito balcões em Caminha (Largo Dr. Bento Coelho da Rocha e Centro Coordenador de Transportes de Vila Praia de Âncora), Paredes de Coura (Centro Coordenador de Transportes), Ponte de Lima (Centro Comercial Rio Lima e Praceta Adjunta à Rua Dr. Ferreira do Carmo), Valença (Edifício Lepanto - Avenida de S. Teotónio), Viana do Castelo (Rua S. Bartolomeu dos Mártires) e Vila Nova de Cerveira (Rua Queirós Ribeiro). O horário de atendimento é das 09 às 13 e das 14 às 17 horas, nos dias úteis em todas as lojas, excepto em Viana do Castelo, onde o funcionamento é das 08.30 horas às 16 horas. O atendimento telefónico é feito através do número 258806900 (das 08.30 horas às 16.30 horas). A comunicação de leituras é feita através da linha telefónica 800200289, havendo outra para as avarias (800202238). Estas duas linhas estão em funcionamento 24 horas por dia.

Deixa o teu comentário