Braga, terça-feira

Águas do Norte testam plataforma para abastecimento de água mais eficiente

Regional

03 Fevereiro 2020

Redação

A Águas do Norte (AdN) vai testar uma solução tecnológica baseada em inteligência artificial que tornará o abastecimento de água mais eficiente e sustentável, anunciou hoje aquela empresa.

A Águas do Norte (AdN) vai testar uma solução tecnológica baseada em inteligência artificial que tornará o abastecimento de água mais eficiente e sustentável, anunciou hoje aquela empresa.

Em comunicado, a AdN refere que se trata da plataforma PAMWater, que está a ser desenvolvida pelos Centros de Engenharia Biológica e ALGORITMI da Universidade do Minho.

O sistema, que usa os sistemas neuronais do cérebro humano como modelo, vai ser testado na AdN, mas o principal objetivo é que venha a ser utilizado noutras indústrias de água, para melhorar a eficiência energética e reduzir a pegada ambiental.

Antecipar o impacto do clima nos caudais, prever variações da qualidade da água nos rios e detetar descargas anormais e ilegais com base em dados históricos são alguns dos problemas que esta solução tecnológica vai ajudar a antecipar e corrigir.

“O sistema vai ser capaz de analisar e prever diferentes cenários, ‘aprendendo’ com as diversas situações e conseguindo, assim, interpretar resultados e ajustar respostas”, sublinha o comunicado.

Acrescenta que a maior inovação deste projeto assenta no facto de aliar uma plataforma 'web' a 'softwares' que utilizam Redes Neuronais Artificiais (RNA), ou seja, técnicas computacionais baseadas no funcionamento do sistema nervoso central do ser humano e que adquirem conhecimento através da experiência.

“Com esta plataforma, vai ainda ser possível prever os caudais de entrada dos sistemas com base no consumo de água, controlar o ciclo urbano da água para avaliar o desempenho dos sistemas hídricos multimunicipais e otimizar processos para melhorar a eficiência energética e reduzir a pegada ambiental”, lê-se ainda no comunicado.

A PAMWater será usada como um sistema de apoio à decisão, permitindo aos responsáveis pela gestão das empresas terem acesso a um vasto conjunto de informações descritivas e preditivas.

Neste sentido, com a implementação da plataforma, as empresas terão acesso de antemão a vários parâmetros e poderão adaptar os processos de forma a dar uma resposta mais eficiente, prestando um melhor serviço à população e protegendo o ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade em 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em alta, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 municípios.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve oito municípios.

Gere diariamente mais de 1.000 infraestruturas, assim como os respetivos dados.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho