Braga, segunda-feira

Almofadinhas AR do Minho em destaque no Namorar Portugal

Regional

02 Fevereiro 2020

Redação

Artesãs Amélia e Rita Barbosa e Silva ensinaram a bordar almofadinhar com cheiro a alfazema, com motívos alusivos aos Lenços dos Namorados. Iniciativa inseriu-se no programa Mês do Romance.

Ensinar a bordar almofadinhas com cheiro, com mitivos associados aos Lenços dos Namorados, foi o objectivo da oficina (‘workshop’) que as artesãs bracarenses Amélia e Rita Barbosa e Silva realizaram ontem no Espaço ‘Namorar Portugal’.

A iniciativa integrou a programação da iniciativa ‘Fevereiro 2020 - Mês do Romance’, que está a ser promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde.

“Pretendemos ensinar a fazer pequenas almofadas com cheiros e com pontos dos Lenços dos Namorados. Queremos mostrar que são fáceis de fazer e para ter em casa ou para oferecer algo feito por nós”, apontou Rita Barbosa e Silva..

Apesar de serem de Braga, as duas irmãs consideram que a participação na iniciativa ‘Namorar Portugal’ é uma boa oportunidade para promover os produtos regionais.

“Sem dúvida que é uma oportunidade para promover o artesanato. É uma porta aberta para chegar a um público que sozinhas não conseguiríamos atingir”, indicou Rita Barbosa e Silva.

As almofadinhas ‘AR do Minho’ são apenas um produto de uma vasta gama criada pelas artesãs bracarenses.

“Nós começamos por fazer uns corações, que funcionam quer como pregadeira, quer como porta-chaves,. Começamos por fazer para oferecer a pessoas amigas e depois criamos uma vertente comercial. Depois acrescentamos os porta-moedas, as almofadas com o Menino Jesus, fazemos também os presépios bordados”, disse Rita Barbosa e Silva.

Dentro de dias vai ser apresentada a nova linha de produtos ‘Namorar Portugal. “A nova linha são os três santos populares: Santo António, S. João e S. Pedro. A linha ja está pronta e vai ser apresentada no dia 28 deste mês no Espaço Namorar Portugal, aqui em Vila Verde”, anunciou Rita Barbosa e Silva.

O Espaço Namorar Portugal acolheu, também o tem o ‘workshop ‘Pintura em Loiça’, de Rosa Araújo. O ‘Namorar Portugal’ trouxe até Braga, à sede da Associação Comercial de Braga, também ontem à tarde, a apresentação ‘Enamorar Vila Verde, Bolachas de Tomate Sêco sem Açúcar - Nova Imagem das Bolachas’ e ‘Mel de Portugal’.

À noite, o Centro de Artes e Cultura de Vila Verde abriu portas ao Sarau Cultural de Poesia e Fado.

Deixa o teu comentário