Braga, sexta-feira

Altice Forum Braga deverá acolher Centro de Vacinação já na próxima semana

Regional

16 Fevereiro 2021

Paula Maia

Espaço está preparado para acolher o processo que, nesta fase, integra apenas os utentes com mais de 80 anos e mais de 50 com patologias associadas, mas que caminha a passos largos para a massificação, abrangendo toda a população.

O Agrupamento de Centros de Saúde de Braga (ACES) está a ultimar uma proposta a apresentar à ARS Norte para a transferência do processo de vacinação contra a Covid em Braga para o Altice Forum Braga já na próxima semana. A estrutura, que está já a ser preparada, vai acolher ainda os utentes da fase em curso, ou seja, utentes com mais de 80 anos ou com mais de 50, mas com patologias associadas.


Em declarações ao CM, o presidente da câmara de Braga diz que o planeamento decorre há cerca de uma semana e que o objectivo é criar melhores condições para que a vacinação decorra da melhor forma. “Inicial- mente tínhamos admitido que só na fase de massificação da vacinação é que iria ser necessário o espaço do Fórum Braga, mas acabou por se verificar que a solução actual não é muito ajustada, não tem as mesmas condições de conforto para a vaci- nação dos cidadãos. E a primeira diligência que fizemos, em articulação com o ACES, foi tentar acelerar o processo de transição”, diz Ricardo Rio.
 

 O autarca adianta que, em ternos logísticos, o processo estava a ser preparado para arrancar já esta quarta-feira, mas questões de natureza administrativa, que incluem a aprovação da ARS Norte, atrasaram por mais um dias esta transição.


Domingos Sousa, director executivo do ACES de Braga, confirmou ao CM que ainda esta semana a proposta será apresentada à ARS Norte. “Temos estado a preparar o espaço, mas a decisão tem de ser autorizada pela Task Force”, diz o dirigente, dizendo que além de fornecer melhores condições para os utentes que está já a ser vacinados, o novo centro estará já vocacionado para as fases seguintes do processo em que se pretende aumentar a capacidade de resposta no que à aplicação de vacinas diz respeito. “Gostaria que para a semana o processo decorre-se já no Forum “, admite o director executivo.


Na passada semana foram vacinados perto de 600 utentes. Desde o início do processo, onde se incluíram os residentes dos lares, foram vacinados perto de três mil cidadãos.


Dependendo sempre do número de vacinas disponíveis, Domingos Sousa diz que a capacidade de vacinação deverá subir exponecialmente. Terminada a fase dos utentes com mais de 80 anos e mais de 50 com patologias - que deverá ficar concluida em Abril -seguir-se-à os cidadãos com mais de 50 anos. O?objectivo é que até em Agosto 70% da população esteja vacinada. “Todas as semanas assistimos a um aumento do número de vacinas. Quase tem duplicado de semana para semana. Acredito que de dentro de duas semanas aumentará muito mais essa capacidade”, diz Domingos Sousa, adiantando que da parte dos ACES têm sido dadas as respostas necessárias no que diz respeito à mobilização de recursos, estando já em preparação a fase em que se assistirá à massificação do processo.

Deixa o teu comentário