Braga, quarta-feira

Amares apresenta D. Gualdim Pais aos mais novos

Regional

10 Julho 2021

 Filipa Ribeiro Filipa Ribeiro

Publicação D. Gualdim Pais O Cruzado de Portugal integra colecção de ilustrações de figuras de relevo nacional e foi promovida, pelo presidente da Câmara Municipal de Amares, junto dos alunos do 4.º ano de escolaridade.

O presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, e a vereadora da Educação, Cidália Abreu, visitaram os centros escolares do concelho para oferecer aos alunos do 4.º ano a recente publicação ‘D. Gualdim Pais O Cruzado de Portugal’.


A obra da autoria do amarense Secundino Cunha, ilustrada por Sebastião Peixoto, faz parte de uma colecção de ilustrações de figuras de relevo nacional e pretende disseminar, junto dos mais novos, esta figura incontornável do Município de Amares, D. Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo em Portugal.
 

 Para Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, “esta é mais uma forma de homenagear a figura de D. Gualdim Pais e levar até aos mais novos um pouco do percurso histórico, da identidade e do património cultural do concelho, deixando marcas nas gerações futuras para que possam perpetuar o sentido da história e a sua memória”.


Editada numa parceria entre o município de Amares e a OPERA OMNIA, pequena editora independente criada em 2006 e sediada em Guimarães, esta obra surge ainda numa linha de continuidade das comemorações evocativas dos 900 anos do nascimento de D. Gualdim Pais, assinalados em 2018.
 

 Trata-se de uma edição muito desejada também pela União de Freguesias de Amares e Figueiredo, que sempre se disponibilizou para promover esta publicação.


A obra foi distribuída pelos alunos do quarto ano de escolaridade, uma vez que a temáticafaz parte do programa curricular deste ano lectivo.


D. Gualdim Pais nasceu em Amares e foi um cruzado português e cavaleiro de D. Afonso Henriques. Esta figura de relevo nacional também fundou as cidades de Pombal e Tomar.

Deixa o teu comentário