Braga, segunda-feira

Amares: Centro de Estudos vai reeditar obra completa de Sá de Miranda

Regional

18 Janeiro 2020

Redação

A OBRA DE SÁ DE MIRANDA actualizada e reeditada em finais de 2021. Este é um dos objectivos do recém-criado Centro de Estudos Mirandinos que nasceu na biblioteca municipal de Amares.

A publicação num só volume, em finais do próximo ano, das obras completas de Sá de Miranda é um dos grandes objectivos do Centro de Estudos Mirandinos que nasceu ontem na Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda.

“Não há nenhuma edição das obras completas de Sá de Miranda. O escritor tem obras dispersas no teatro, na comédia, na poesia, mas não há uma edição completa, importa que seja revista e publicada”, afirmou Isidro Araújo, vereador da Cultura na Câmara Municipal de Amares.

Sérgio Sousa, director do Centro de Estudos Mirandinos, acrescenta que “as últimas edições já têm alguns anos e torna-se, por isso, necessário rever e fazer uma reedição cuidada. É um trabalho gigantesco que vai implicar muitos investigadores, mas com muito esforço deveremos ter a obra pronta em finais de 2021”.

Para Sérgio Sousa “já estava escrito nas estrelas. Praticamente todos os municípios que têm autores maiores e alguns desses maiores são menores do que Sá de Miranda têm centros de estudo. Estes centros visam aprofundar o estudo do autor, mas sobretudo divulgar e rentabilizá-lo em termos patrimoniais”.

O Centro de Estudos vai também criar uma revista de estudos Mirandinos; uma edição com uma selecção dos melhores textos de Sá de Miranda; um circuito literário e turístico do escritor em torno da figura de Sá de Miranda.

No plano de actividades do centro de estudos está previsto este a realização das jornadas Mirandinas que alterna com o Prémio Literário Sá de Miranda.

Deixa o teu comentário