Braga, quarta-feira

Amares constrói centro de recolha com capacidade para 70 animais de companhia

Regional

19 Junho 2020

Redação

O Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia de Amares (CROAMA) está em construção e tem a inauguração prevista para o início de agosto, anunciou hoje aquele município do distrito de Braga.

O Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia de Amares (CROAMA) está em construção e tem a inauguração prevista para o início de agosto, anunciou hoje aquele município do distrito de Braga.

O novo equipamento, com capacidade para acolher 70 animais, situa-se na freguesia de Dornelas e o investimento resulta do contrato programa celebrado entre a Direção-Geral das Autarquias Locais, que comparticipa a obra em 50 mil euros, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a autarquia, numa empreitada adjudicada por quase 104 mil euros.

Em comunicado, o município acrescenta que o CROAMA “não será a única resposta que o concelho de Amares vai ter para os animais de companhia”, referindo-se ao “‘Ecocanil- Espaço Circular’, o primeiro canil ecológico em Portugal” que “está pronto a ser inaugurado”.

"Quisemos ir mais longe nesta resposta. Estamos a criar um projeto abrangente e pioneiro que, além de ter todas as condições para acolher os animais, vai também funcionar como centro de educação e sensibilização que poderá ser visitado pelas escolas e as famílias. Estamos a criar todas as condições para sermos uma referência nesta matéria porque, de facto, temos de investir na consciencialização e responsabilidade”, defende o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, citado na nota.

O CROAMA terá um gabinete veterinário, com três salas de apoio (tratamento/enfermaria, esterilização e recobro), duas celas de retenção, uma receção, casas de banho, espaço para armazenamento de equipamentos, rações e produtos de limpeza e higiene.

Ao todo, diz o comunicado, o projeto contempla 26 celas para canídeos, com uma área de cerca de cinco metros quadrados cada, quatro celas para gatos e uma para outras espécies.

O projeto enquadra-se num espaço florestal com cerca de quatro hectares “e vai dispor de espaços exteriores, que vão permitir garantir a existência de condições para melhorar a qualidade de vida e de bem-estar animal”.

“O novo equipamento vai permitir ao município de Amares uma gestão das capturas, controlo e recolha de animais errantes de uma forma mais eficiente e estará articulado com o ‘Ecocanil – espaço circular’, o primeiro em Portugal, e que resultou de uma candidatura aprovada pelo fundo ambiental para a área da sensibilização para a economia circular. O equipamento vai ser complementado com a criação de um programa de adoções responsáveis de sensibilização e educação nos ensinos mais básicos”, lê-se ainda no comunicado.

A nota refere que o projeto ‘Ecocanil - Espaço Circular’ foi distinguido pelo fundo ambiental e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Amares, a Junta de Freguesia de Dornelas, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e a Associação Patudos D'Amares que, a par do CROAMA, complementará a resposta no combate ao abandono de animais de companhia, e que se distingue por ser um projeto-piloto e pioneiro em Portugal.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho