Braga, sexta-feira

Amares na onda do futuro na luta pelo bem-estar animal

Regional

07 Junho 2021

Carlos Costinha de Sousa Carlos Costinha de Sousa

Autarquia inaugurou, em Dornelas, o novo Centro de Bem-Estar Animal, estrutura que resulta de um investimento avultado e que promete mudar o rumo na luta contra o abandono de animais.

O concelho de Amares dispõe, oficialmente desde o passado sábado, de uma nova infra-estrutura que em muito orgulha o executivo municipal, mas também todos os amarenses. É uma estrutura que visa combater um problema e que se apresenta como uma solução que permitiu criar as melhores condições possíveis para ultrapassar esse problema.


A autarquia amarense, liderada por Manuel Moreira, inaugurou, com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, o novo ‘Centro de Bem-Estar Animal’, uma valência que engloba o Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO) e o Eco Canil - Espaço Circular e que ocupa um total de quatro hectares na freguesia amarense de Dornelas.


Segundo o presidente da câmara municipal, este dois edifícios que nasceram neste novo espaço são dois projectos “pensados de forma interligada, que vão funcionar em estreita sintonia e articulação, pretendendo dar respostas a todas as freguesias do concelho de Amares, estando ainda abertos às famílias e escolas da região”.


Manuel Moreira lembrou que “durante muitos anos, confrontamo-nos com este desejo de criar condições para uma resposta própria no que diz respeito às políticas de protecção da vida animal. Quando surgiu a oportunidade, quisemos equipar um espaço com todas as exigências de higiene, saúde e bem-estar, nomeadamente no que diz respeito ao tratamento adequado dos animais abandonados, bem como na promoção de acções de incentivo à adopção e combate ao abandono. Mas, desde logo olhámos este objectivo de forma ousada, procurando dinâmicas inovadoras para desenvolver esta matéria tão relevante. E foi desse modo que cruzámos os conceitos de bem-estar animal com educação ambiental e economia circular. Nasceu assim este espaço de excelência”.


A par do CRO, o Ecocanil complementará a resposta no combate ao abandono de animais de companhia, e distingue--se por ser um projecto piloto e pioneiro em Portugal. Pretende ser um espaço privilegiado de promoção da economia circular que abrange áreas chave como a água, a biomassa, a reutilização e combate ao desperdício em torno da problemática do abandono de animais. Este será um espaço de eleição para receber a visita de escolas e da população em geral, estando construído em modo ecológico.

Deixa o teu comentário