Braga, sexta-feira

António Rosa é o vencedor do Prémio António Celestino

Diversos

26 Junho 2021

Redação

Poema Desejo de António Rosa (pseudónimo) foi o vencedor da edição deste ano do Prémio António Celestino, promovido pelo Município da Póvoa de Lanhoso.

O Prémio Literário António Celestino 2021, promovido pelo Município da Póvoa de Lanhoso, foi entregue a António Rosa (pseudónimo). Nesta edição do prémio, com o valor de mil euros, o júri avaliou 169 textos na modalidade de poesia, tendo deliberado unanimemente atribuir o prémio ao poema intitulado ‘Desejo’.


Devido à situação pandémica, a cerimónia de entrega deste prémio realizou-se no salão nobre dos Paços do Concelho em moldes distintos dos habituais, com restrições impostas pelo combate à propagação da doença, tendo contado apenas com as presenças do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, dos elementos do júri, Jaime Ferreri (presidente) e Jorge Tinoco, e da autora vencedora, Tânia da Cruz D’Oliveira.
 

De destacar que o Prémio Literário António Celestino 2021 decorreu durante os meses de Fevereiro e Março deste ano.

O júri foi unânime em premiar este poema, tendo em conta as características que definem um trabalho poético. De acordo com a deliberação, “neste caso, a expressão ‘Desejo’ traduz-se num poema simples mas com uma sensualidade despretensiosa. Tem em si um ritmo de intensidade crescente, com figuras de estilo devidamente adequadas… diz-se com harmonia musical em enlaces agradáveis ao ouvido e à língua falada”, justifica o júri.


A vencedora terá ainda direito à estada de uma noite numa unidade hoteleira do concelho da Póvoa de Lanhoso.
 

“Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a Língua Portuguesa, promover e incentivar a criação literária e homenagear António Ce- lestino, que nasceu na Póvoa de Lanhoso e aqui residiu parte da sua vida, são os objectivos”, lembra fonte da autarquia.


Condecorado em Portugal e no Brasil pelo seu talento e dedicação às artes, António Celestino faleceu, no concelho povoense, aos 95 anos de idade.

Deixa o teu comentário