Braga, terça-feira

António Salvador diz que centenário é ocasião de ouro para o Sporting de Braga

Desporto

09 Março 2020

Lusa

António Salvador disse hoje que as comemorações do centenário "são uma ocasião de ouro para levar o Sporting de Braga a toda a sociedade e defendeu que é fundamental que a cidade esteja com o clube nessa missão.

O Sporting de Braga vai começar ainda em março o programa das comemorações do centenário, hoje apresentado no Estádio Municipal de Braga, distribuindo pelo resto do ano dezenas de eventos que terminarão em 25 de janeiro de 2021 com a Gala do Centenário.
 

Para António Salvador, esta é "uma ocasião de ouro para levar o Sporting de Braga a toda a sociedade”. “É fundamental que a cidade esteja com o clube nesta missão e é muito importante que estas comemorações cheguem a milhares de pessoas para reforçar o sentimento de pertença", sustentou.
 

O programa pretende envolver a cidade e terá como pontos altos a realização de torneios das mais diversas modalidades, espetáculos culturais e o lançamento, em outubro, do ‘Livro do Centenário'.
 

Este será "um documento muito exaustivo e completo sobre os 100 anos de história" e que pretende ser uma "obra de referência pelo enquadramento histórico que faz dos factos e dos protagonistas" e por "uma recolha estatística nunca antes feita" no clube, referiu o presidente da comissão para as comemorações do centenário, Luís Machado.
 

No futebol, destaque para o ‘Troféu Centenário', que deve realizar-se em julho entre o Sporting de Braga e “uma grande equipa mundial", dependendo da agenda competitiva da equipa principal.
 

António Salvador destacou a "dimensão" do Sporting de Braga, um clube "respeitado a nível nacional e internacional”, que “cumpre com as suas obrigações” e é “eclético”, “com milhares de atletas, com a última década como período de maior pujança e com infraestruturas que está a criar para ser sustentável nos próximos 100 anos”, de modo a continuar “a ganhar títulos como tem feito nos últimos anos".
 

Para Luís Machado, "a instituição tem que sair deste ano reforçada no seu orgulho, no conhecimento que tem de si mesma e no reconhecimento que é capaz de prestar àqueles que a serviram no passado e a servem no presente, mas também àqueles que serão os responsáveis por a continuarem no futuro".
 

Na apresentação, foi mostrado um vídeo sobre os primeiros 100 anos do Sporting de Braga, que frisou que o clube se "formalizou" em 1921, numa alusão implícita ao facto de a criação efetiva do mais representativo clube bracarense remontar a 1919, conforme o atestam, aliás, diversos documentos oficiais, como revistas comemorativas do 15.º ano de vida datadas de 1934.
 

Contudo, só em 1921 o Sporting de Braga foi formalizado no Governo Civil de Braga e, anos mais tarde, o clube passou a adotar esse ano como o da sua génese.
 

Há ainda uma corrente de sócios e adeptos que defende a tese de que o Sporting de Braga foi criado em 1914, tendo por base notícias de então que dão conta da criação de um clube com o mesmo nome.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho