Braga, quarta-feira

Aprovada maior execução da última década

Regional

23 Junho 2021

Redação

Arcos de Valdevez encerra contas de 2020 com quantia superior a 25,8 milhões euros. Saldo positivo permitiu investimentos.

A autarquia dos Arcos de Valdevez apurou no ano de 2020 um saldo de cinco milhões de euros que permitiu o reforço da capacidade de investimento nas Grandes Opções do Plano (GOP). O rigor da gestão financeira levou a que o Executivo tenha reforçado a liquidez de dívidas: à banca foram amortizados 499 mil euros e à economia local foi reduzida a quantia de 500 mil.


O Município e sua rede de parceiros investiram, no mesmo ano, cerca de um milhão de euros no apoio de famílias, instituições e empresas lesadas pela pandemia. De entre as medidas tomadas destacam-se a distribuição de equipamentos de protecção individual, o pagamento de testes de rastreio à Covid-19 e a aquisição de materiais informáticos de apoio ao ensino à distância. No sector comercial e empresarial foram criados projectos como o ‘Vale de Natal’ e ‘Procom’ com o objectivo de promover o comércio local.


O investimento de 15,1 milhões de euros feito nas GOP possibilitou as melhorias feitas na educação e acção social. Nas redes de estradas foram feitas alterações no saneamento, iluminação e recolha de resíduos.


Segundo o presidente da Câmara, João Manuel Esteves “este resultado é fruto de uma gestão autárquica responsável e de proximidade, em articulação com as entidades parceiras e arcuenses, com o objectivo de construir um concelho mais solidário, sustentável e com mais oportunidades para todos”.


Quanto à mobilidade e segurança urbana, as estradas foram remodeladas e melhorou-se a EN 101 entre a rotunda da Solidariedade e da Variante em Prozelo. O Município apostou ainda na criação de postos de emprego e contribuiu para a inovação tecnológica através do alargamento e qualificação dos parques empresariais e o reforço dos incentivos.


No turismo, destaca-se também o investimento feito no Parque Biológico do Mezio e no Centro de Promoção Ambiental de Sistelo.
 

Deixa o teu comentário