17 Fevereiro 2021
cuidar do Próximo é o título da mensagem quaresmal de D. Jorge Ortiga. O arcebispo preside hoje à missa que marca o início da Quaresma.
Hoje, Quarta-feira de Cinzas, vive-se o primeiro dos 40 dias da Quaresma. A Arquidiocese de Braga marca o início do tempo quaresmal com a celebração da Missa e Imposição das Cinzas, na Sé Catedral, às 17.30 horas. A celebração, presidida pelo arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga, é transmitida em directo através da rede social facebook.
As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano passado. A estas cinzas mistura-se água benta.
“De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimónia utiliza essas cinzas húmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase ‘Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás’ ou a frase ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’”. A explicação é transcrita da informação contida no site semanasantabraga.com, a página oficial da Semana Santa de Braga, que este ano surge com um programa novamente adaptado à situação pandémica que se vive.
Sem fiéis na assembleia, a imposição das cinzas será efectuada aos membros do clero presentes na celebração.
Também devido à pandemia, a celebração não vai contar com catecúmenos como tem sido habitual.
Na homília da celebração da Eucaristia de Cinzas, D. Jorge Ortiga deve recordar a sua mensagem para a Quaresma do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, que já divulgou no site da Arquidiocese e que se intitula ‘Cuidar do Próximo’.
O arcebispo deve dar nota ainda que, este ano, o contributo penitencial ou a renúncia quaresmal vai ser canalizado para o Fundo Partilhar com Esperança, com que a igreja bracarense responde a situações de pobreza, mas também para responder a necessidades básicas da comunidade de Santa Cecília de Ocua, na diocese de Pemba, em Moçambique.
Na sua mensagem quaresmal, divulgada recentemente, D. Jorge Ortiga desafia os cristãos a nesta caminhada pessoal dos próximos 40 dias, “cuidar do próximo, a humanizar os cuidados que devemos ter com os nossos irmãos e irmãs”.
“Lado a lado, lembremo-nos da importância de Deus e acolhamos com o coração aberto o seu amor que nos liga fraternalmente. Mas não nos esqueçamos também de cuidar de nós mesmos, através da Palavra e da Oração”, acrescenta. Na mensagem quaresmal, o arcebispo exorta ainda a que o tema central desta caminhada seja “a caridade operativa, que se concretiza não só nas obras de misericórdia mas também no cuidado, atenção e escuta do outro”.
Também hoje, o Museu Pio XII, inicia a exposição virtual ‘Abri as portas ao Redentor’, uma iniciativa cultural para acompanhar online.
27 Fevereiro 2021
27 Fevereiro 2021
Rio aponta inovação como fonte de resiliência dos territórios
27 Fevereiro 2021
26 Fevereiro 2021
UMinho quer promover envolvimento cívico dos seus estudantes
26 Fevereiro 2021
UMinho presente em 9 dos 40 dos laboratórios associados da FCT
26 Fevereiro 2021
Fafe com 10 balcões nas freguesias para serviços de saúde à distância
26 Fevereiro 2021
Penafiel recebe doentes de cuidados intensivos do Hospital de Braga
Deixa o teu comentário