Braga,

Arcebispo Primaz alerta que renovação da Igreja é inadiável

Regional

24 Agosto 2020

Redação

D. Jorge Ortiga aproveitou a celebração dos 50 anos da igreja paroquial de Cabreiros para voltar a apelar à renovação das paróquias.

O arcebispo primaz de Braga apelou ontem à renovação das paróquias e pediu que os fiéis se assumam como discípulos de Jesus Cristo e missionários. O apelo de D. Jorge Ortiga foi feito durante a homilia da missa comemorativa dos 50 anos da inauguração da igreja paroquial de S.?Miguel de Cabreiros.


O prelado sublinhou que, se as obras de construção da igreja de Cabreiros demoraram seis anos, a “outra Igreja”, a espiritual, constrói-se “todos os dias e todas as horas”.


Numa mensagem para as poucas dezenas de pessoas presentes na igreja de Cabreiros, por força das restrições sanitárias actuais, mas também dirigida a uma plateia mais vasta que acompanhou a eucaristia pela televisão, o arcebispo de Braga citou o Papa Francisco para insistir na ideia de renovação das paróquias, observando que os seus membros não se devem envergonhar de se assumirem como cristãos.
 

“ A renovação da Igreja é inadiável a partir das comunidades paroquais”, reforçou D. Jorge Ortiga, defendendo que a condição de cristãos não se deve limitar ao facto de termos sido baptizado, mas exige a “aventura” de sermos “discípulos” de Jesus Cristo.


Na eucaristia celebrada na igreja paroquial de Cabreiros, D. Jorge Ortiga, foi acompanhado pelo actual pároco, padre Manuel Pinheiro, e pelo padre Henrique da Costa Macedo, pároco na altura em que a igreja de Cabreiros foi sagrada pelo arcebispo D.?Francisco Maria da Silva.


O cinquentenário da igreja paroquial de Cabreiros ficou assinalado pelo descerramento de uma placa alusiva na fachada do templo.


O arcebispo primaz de Braga lembrou que este templo foi erguido com muito trabalho e generosidade da população local, seguramente “com a participação dos mais ricos e dos mais pobres”.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho