Braga, sábado

ASPEA lança Programa EducOceano

Nacional

14 Abril 2021

Redação

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), lançou recentemente o seu programa EducOceano que contempla um conjunto de atividades pedagógicas relacionadas com a literacia do Oceano.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), lançou recentemente o seu programa EducOceano que contempla um conjunto de atividades pedagógicas relacionadas com a literacia do Oceano. Este programa é dirigido a alunos de todos os níveis de escolaridade, desde o 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário e é composto por atividades dinâmicas de exploração de conteúdos, debates, ciência experimental, pesquisa, jogos pedagógicos, entre outros. As sessões desenrolam-se na sala de aula, no exterior ou por via digital conforme as oficinas e as circunstâncias em que nos encontramos relativamente à pandemia.

Segundo a coordenadora do programa EducOceano, Rute Candeias, as oficinas do programa EducOceano debruçam-se sobre três temas principais, cada um deles dedicado a uma das principais ameaças que o Oceano enfrenta e tendo em conta os currículos escolares dos alunos: a poluição, sobretudo provocada pelos resíduos de plástico; as alterações Climáticas (e o aquecimento e acidez dos Oceanos) e a sobreexploração dos recursos marinhos.

As oficinas são ministradas por biólogas/os com vasta experiência em Educação Ambiental e formação específica na área. Durante as sessões há uma grande interação entre os participantes e recorre-se a atividades práticas e dinâmicas, bastante estimulantes para os alunos.

Estas oficinas decorrem ao longo de todo o ano letivo mediante inscrição prévia da turma e têm a duração entre 45min e 120min, dependendo da temática e do nível etário dos alunos.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA refere que vivemos numa era repleta de desafios ambientais e este é o ponto de viragem para a literacia azul e sustentabilidade do nosso planeta. A Educação Ambiental é fundamental na alteração de comportamentos de hábitos de consumo e assume um papel muito importante na tomada de consciência para decisões ambientalmente responsáveis e socialmente justas. 

Referem, ainda, a coordenadora do projeto e o presidente da ASPEA que há necessidade de informar e sensibilizar para a Conservação dos Oceanos para que em 2050 não tenhamos mais lixo do que peixes nas águas do Oceano e para que possamos continuar a deslumbrar-nos com a fascinante vida marinha.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, fundada em junho de 1990, que tem como objectivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal.

Para se inscrever no nosso programa EducOceano ou para obter informações mais detalhadas sobre a nossa oferta, por favor entre em contacto para educoceno@aspea.org 

Deixa o teu comentário