Braga, sábado

Associação UAI sensibiliza para prevenção da Covid-19

Regional

26 Agosto 2020

Redação

Associação UAI vai promover um ciclo de palestras sobre a Covid-19, no Museu D. Diogo de Sousa. Inscrições estão abertas.

A Associação UAI — União, Apoio e Integração promove, no próximo dia 9 de Setembro, um ciclo de palestras para apoio à comunidade luso-brasileira no cenário de retoma pós-pandemia. A iniciativa vai realizar-se no auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, e tem entrada gratuita, sendo possível já efectuar reserva do lugar.


A iniciativa vai decorrer das 14.30 às 17 horas.


Após uma breve sessão de boas-vindas, Ana Correia, delegada de saúde da Unidade de Saúde Pública ACES Cávado I de Braga vai falar sobre o tema ‘Covid-19: situação actual, cuidados e esclarecimentos de dúvidas’.


Segue-se a palestra sobre o tema ‘A janela de uma nova história’, por Luci Maritan, psicanalista.
 

As inscrições são limitadas, uma vez que há necessidade de cumprir o distanciamento social face à situação de pandemia que ainda se vive. O uso de máscara de protecção é obrigatório.


Esta iniciativa uma das muitas iniciativas que a Associação UAI está a dinamizar depois de as autoridade de saúde locais ter pedido a colaboração desta entidade para sensibilizar sobretudo a comunidade imigrante brasileira para a necessidade de manter comportamentos que previnam o aumento de contágios por coronavírus.
 

Recorde-se que na semana passada estavam confirmados 27 casos de infecção por Covid-19 entre comunidade brasileira residente em Braga. O foco de contágio terá sido um caso importado (um cidadãos brasileiro que trabalha na Bélgica, mas veio passar férias a Portugal). O contágio terá começado num culto religioso, razão pela qual as autoridades de saúde solicitaram também à Associação UAI para que sensibilize os pastores das igrejas existentes na região para a necessidade de apelarem ao cumprimento das recomendações da Direcção Geral da Saúde.
 

Através das suas redes sociais, a Associação UAI também tem divulgado intensamente recomendações que são válidas para toda a população: evitar o convívio com muitas pessoas ao mesmo tempo; manter o distanciamento social, evitando o contacto físico; evitar permanecer em espaços fechados; usar máscara sempre que esteja na presença de pessoas com quem não resida; lavar ou desinfectar as mãos frequentemente; e quando tossir ou espirrar fazê-lo para um lenço descartável ou para o cotovelo.


O apelo vai também no sentido de cada pessoa estar atenta aos sintomas mais frequentes de Covid-19 e, caso os sinta, deve manter o isolamento e contactar a linha Saúde 24. Os sintomas de alerta são: dores musculares, cansaço, febre, tosse, dor de garganta, diarreia e perda de olfacto e paladar.
 

Organização não governamental e sem fins lucrativos, a Associação UAI foi criada com o objectivo de promover o acolhi- mento, inserção e integração das famílias da comunidade luso-brasileira em Portugal ou que estejam no Brasil com intenção de imigrar para Portugal. Tem instalações na rua do Caires, n.º 328, sala 23, em Maximinos.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho