06 Dezembro 2019
Associação Vida Independente promove hoje a sua primeira Gala Solidária, às 21.30 horas, no Auditório Vita. As receitas revertem para associação.
Hoje, às 21.30 horas, no Auditório Vita, realiza-se a I Gala Solidária da Associação Vida Independente (AVI), com um espectáculo musical protagonizado por músicos e artistas de renome, do jazz à música clássica e abarcando a música ligeira, que promete agitar consciências e apoiar os projectos que a associação leva a cabo no sentido de dar mais dignidade ao dia-a-dia da pessoa com deficiência.
Esta I Gala Solidária da AVI, que tem sede na Junta de Freguesia de Gualtar, acontece no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado oficialmente a 3 de Dezembro e o objectivo é que as receitas geradas sirvam para apoiar os projectos que a AVI desenvolve no seio da comunidade bracarense, nomeadamente através do Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI).
“A AVI foi constituída por iniciativa de um conjunto de cidadãos portadores de deficiência e suas famílias, é uma associação de e para pessoas com deficiência, que surgiu baseada na defesa da filosofia de uma ‘vida idependente’ e com o objectivo de prestar apoio através do CAVI e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva”, explica Inês Mendes, a coordenadora técnica do centro.
O CAVI permite que as pessoas portadoras de deficiência (igual ou mais de 60 por cento) tenham o apoio de ‘assistentes pessoais’ - pessoas que as ajudam a concretizar tarefas e desejos do dia-a-dia, seja ir tomar um café fora, acompanhá-la até ao local de trabalho ou simplesmente ir ao cinema.
“Trata-se de uma nova resposta social às pessoas com deficiência, que assenta numa mudança de paradigma relativamente àquilo que tem vindo a ser feito até agora e que tenta romper com as respostas anteriores baseadas no assistencialismo e na institucionalização e em sintonia com o que vem a ser defendido pelo Movimento da Vida Independente, defender a autodeterminação da pessoa com deficiência”, indicou. Neste momen- to, o CAVI da AVI dá apoio a 39 destinatários, contando com 25 assistentes pessoais no terreno. Só no mês de Novembro foram 983 horas de apoio.
14 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
Concerto de Dino dSantiago com Surma marca arranque da Taça da Liga de futebol em Leiria
13 Janeiro 2021
10 Janeiro 2021
Críticos dos EUA votam Vitalina Varela como quarto melhor filme de língua estrangeira
05 Janeiro 2021
Deixa o teu comentário