Braga, terça-feira

Autarca de Guimarães anuncia para 2020 desnivelamento da rotunda de Silvares

Regional

23 Dezembro 2019

Redação

O desnivelamento da rotunda de Silvares, em Guimarães, para melhorar o acesso à A11 e ao AvePark, deverá começar no primeiro trimestre de 2020, anunciou hoje o presidente da Câmara local.

O desnivelamento da rotunda de Silvares, em Guimarães, para melhorar o acesso à A11 e ao AvePark, deverá começar no primeiro trimestre de 2020, anunciou hoje o presidente da Câmara local.

Domingos Bragança, que falava no final da última reunião do executivo em 2019, acrescentou que o arranque da obra está apenas à espera do visto do Tribunal de Contas.

Segundo o autarca, trata-se de uma “reivindicação” que a Câmara fez à Infraestruturas de Portugal (IP) e ao Governo, no âmbito do projeto da via de acesso ao AvePark.

Segundo um protocolo assinado entre as partes, a Câmara assume o financiamento de 20% do valor da obra e a IP assume a fatia restante.

De acordo com dados divulgados em 2018 pela IP, o investimento ascenderá a 2,5 milhões de euros.

O desnivelamento da rotunda de Silvares visa melhorar as condições de acessibilidade, circulação e segurança nos acessos ao AvePark e à A11, além de separar o tráfego com destino à estrada regional 206 e zonas industriais envolventes.

Segundo apontou na altura um responsável da IP, atualmente há naquele local “uma circulação intensa, independentemente da hora, e uma difícil convivência entre veículos ligeiros e pesados”.

Além disso, acrescentou, “o pavimento apresenta-se deteriorado e há a existência de três pontos de potencial conflito, que condicionam a fluidez do tráfego na atual rotunda".

Com o desnivelamento, a IP vaticina uma "redução de 30% do tráfego à superfície, a melhoria das condições atuais, em particular no acesso à A11, e uma redução dos entrecruzamentos na rotunda".

Será ainda feita uma nova passagem pedonal aérea, com um "tabuleiro em arco e sem o pilar no separador central".

Segundo anunciou hoje Domingos Bragança, o foco dos projetos da rede viária em curso para 2020 estará, precisamente, em Silvares, com as obras da via de ligação da rotunda de Reboto a Mouril, cujo relatório final respeitante ao concurso público foi deliberado hoje em reunião de câmara, num valor superior a um 1 milhão de euros.

O autarca destacou ainda a construção, pelo promotor da urbanização, da variante da rotunda de Mouril à rotunda do Pinheiro Manso.

Para além destas obras, Domingos Bragança mencionou ainda as obras de beneficiação e reperfilamento na estrada que liga Fermentões, Pencelo e Selho S. Lourenço à EM 582 (Rua Engº Duarte Amaral), assim como a intervenção na rua 24 de Junho, em Aldão, e a rua Nossa Senhora da Guia, em Atães.

O ano de 2020 ficará ainda marcado pelas intervenções na Rua D. João I, Rua da Caldeiroa e Rua Padre António Caldas, sob a responsabilidade do município.

No âmbito do investimento de promotores privados ao nível da rede viária, perspetiva-se ainda o início do projeto que estabelecerá a ligação da Avª D. João IV à Rua António da Costa Guimarães (Urgezes).

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho