Braga, terça-feira

Autarca defende preservação de património natural marinho

Regional

09 Fevereiro 2020

Redação

O presidente da Câmara Municipal de Esposende defendeu, no encerramento do congresso internacional sobre Sistemas de Informação do Meio Marinho, que o propósito do Observatório Marinho de Esposende (OMARE), criado pelo Município de Esposende, é o de contribuir para a preservação do património natural marinho, salvaguardando a resiliência dos ecossistemas.

“É fundamental que o projecto OMARE prossiga, para além do período inicialmente estabelecido. Temos de encontrar forma de financiar um projecto que se tem revelado muito válido para a preservação do ecossistema marinho, proporcionando um melhor conhecimento do nosso mar”, argumentou.


Para Benjamim Pereira, o mar, “fonte de inspiração é, também, no caso das 2,5 milhas da costa de Esposende, fonte de investigação”, antecipando o funcionamento do Centro de Divulgação Científica de Atividades Marinhas que será instalado em Esposende, em colaboração com a Universidade do Minho.
 

“O projecto OMARE teve, desde a primeira hora a adesão do Município de Esposende e do ICNF. Em termos de gestão da Área Protegida do Litoral Norte também iremos encontrar a coordenação adequada, facultando a intervenção directa do Município no território, por forma a resolver problemas concretos que afectam as populações”, vincou Benjamim Pereira.


Para o presidente da Câmara de Esposende, o mar revela-se como um importante “agente” de apoio à actividade turística.
 

“Temos todo o interesse no correcto uso do mar e de toda a zona costeira. Por isso, entendemos, desde o primeiro dia como fundamental a co-gestão da Área Protegida do Litoral de Esposende, em parceria com o ICNF. Estamos empenhados na certificação da Estação Náutica de Esposende e aderimos a programas de defesa da comunidade piscatória, porque eles são quem melhor conhece o mar, mas queremos complementar esses saberes com conhecimento científico”, concluiu o edil.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho