Braga, quarta-feira

Autarquias "têm obrigação" de premiar alunos

Regional

21 Junho 2021

Patricia Sousa

Mérito e excelência de 133 alunos do 4.º ao 9.º anos das freguesias de Real, Dume e Semelhe foram ontem reconhecidos durante uma cerimónia que decorreu no Auditório Vita.

Pelo oitavo ano consecutivo, a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe premiou, ontem durante uma cerimónia que decorreu no Auditório Vita, 133 alunos do 4.º ao 9.º anos por mérito e excelência. “As autarquias têm obrigação de premiar o mérito e de incutir nos alunos esta cultura e este espírito da meritocracia para valorizar quando o aluno se esforça e trabalha”, defendeu o presidente da união de freguesias, Francisco Silva.


Esta cerimónia começou há precisamente 10 anos na freguesia de Real e com a criação da união de freguesias, a iniciativa continuou, sendo este o oitavo ano que os alunos de Real, Dume e Semelhe são premiados. “Este ano, infelizmente os pais não tiveram possibilidade de assistir presencialmente, mas têm a possibilidade de verem via streaming na página do Facebook da união de freguesias, acreditando que assim até chega a mais pessoas”, referiu o autarca, garantindo que todas as regras de higiene e segurança foram cumpridas na realização desta cerimónia.


Mesmo sendo um ano lectivo “particularmente difícil”, o número de alunos premiados subiu. “O ano passado tivemos 112 e este ano, curiosamente, são 133 alunos reconhecidos que frequentam os agrupamentos de escolas de Real, de Sá de Miranda e de Maximinos”, adiantou Francisco Silva, assegurando que foram premiados todos os alunos das três freguesias. “Os alunos vêem assim o trabalho reconhecido e valorizado pela comunidade e só o facto de subirem ao palco enche-os de orgulho”, confessou.


Todos os alunos receberam um certificado e um vale no valor de 25 euros para compra de material desportivo.


Entretanto, foram ainda premiados mais 22 alunos que participaram em vários projectos numa parceria entre a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe e a Biblioteca Porto Maia do Agrupamento de Escolas de Real.

Deixa o teu comentário