Braga, quarta-feira

Avança a requalificação da Praça do Bocage

Regional

14 Dezembro 2020

Redação

Após a implementação da Zona 30 naquela área da cidade, a Câmara de Braga divulga agora o projecto de requalificação da Praça do Bocage, cujo investimento previsto é na ordem dos 230 mil euros.

São mais de 230 mil euros que o Município de Braga se propõe investir na requalificação da Praça do Bocage, zona também conhecida como Torre Europa, um projecto que se segue à implementação de uma zona 30 naquela área da freguesia de São Victor.

Em comunicado, a autarquia dá nota de que o projecto de reformulação integral da Praça do Bocage, localiza na Freguesia de S. Vítor, foi apresentado à comissão de moradores daquela urbanização, num encontro que contou com a presença de João Rodrigues, vereador com a tutela dos pelouros das Obras Municipais e Gestão do Espaço Público.

No encontro marcou igualmente presença Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor.

O investimento previsto contempla a reformulação integralmente da disposição da praça, “criando espaços verdes, com mais árvores e novo e moderno mobiliário urbano”.

Em concreto, a empreitada prevê a instalação de um grande parque infantil, capaz de servir os habitantes daquela área densamente povoada e que será dotado de equipamentos específicos para crianças com mobilidade reduzida.

Serão também colocadas novas luminárias, melhorando-se assim as condições de conforto e segurança no local.

Na zona nascente da praça irá nascer um espaço de anfiteatro ao ar livre, aproveitando-se a morfologia do terreno, composto por muros de betão encastrados no solo, de modo a permitir a criação e utilização de actividades no actual espaço impermeabilizado a nascente.

“A Praça do Bocage é uma das praças mais emblemáticas das zonas residenciais da cidade de Braga, tendo sido, ao longo dos anos, um local de convívio e de encontro para muitas gerações. Consideramos que é altura de procedermos à sua renovação, criando uma nova referência de espaço público, mais moderno, esteticamente mais apelativo, seguro e confortável e que seja adaptado às exigências actuais”, refere o vereador João Rodrigues, citado no comunicado.

Com a requalificação da Praça do Bocage, a autarquia pretende “criar um espaço atractivo que possa ser utilizado por todos os cidadãos, devolvendo o espaço público às famílias que ali residem.”

“Durante muitos anos, os jardins destas urbanizações foram feitos para serem olhados e contemplados. Esse tempo já passou: os espaços verdes são para serem fruídos no seu interior. Existem para serem utilizados pelas pessoas”, sustenta João Rodrigues.

Deixa o teu comentário