Braga, sexta-feira

Banco de Sangue do Hospital de Braga perto da auto-suficiência mas continua a precisar de dadores

Regional

29 Dezembro 2019

Redação

O Banco de Sangue do Hospital de Braga está prestes a tornar-se auto-suficiente. Os números revelados pelo Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Braga, mas sublinha que o Banco de Sangue continua a precisar de dadores.

O Hospital de Braga está muito perto de atingir a auto-suficiência, mas continua a precisar de dadores. A notícia é avançada ao ‘Correio do Minho’ por António Marques, director do Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Braga.


“Apesar de estarmos muito perto de atingir a auto-suficiência continuamos a precisar dos dadores. É importante que os dadores venham regularmente ao Banco de Sangue”, afirmou o director do Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Braga.
 

António Marques lembra que “diariamente, no Hospital de Braga tratamos doentes que precisam de sangue, quer seja para tratamentos oncológicos, cirurgias e em muitas outras situações”.


O responsável do Serviço de Imunohemoterapia alerta ainda que “existem situações em que são necessárias várias unidades de sangue, como é o caso de politraumatizados graves que podem necessitar entre 10 a 20 unidades de sangue”, sublinhando que “é, de facto, importante passar a mensagem que continuamos a precisar das pessoas diariamente.
 

Em 2019, o Banco de Sangue do Hospital de Braga recebeu 6605 dádivas e necessita de chegar às 7 mil dádivas anuais para ser auto-suficiente.


Destas 6605 dádivas, 3232 dádivas foram efectuadas por homens e 3373 foram efectuadas por mulheres.


A faixa etária predominante dos dadores do Banco de Sangue do Hospital de Braga é entre os 25 e os 44 anos.
 

De salientar que podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Em todas as dádivas, será empre efectuada uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.


Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.


A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho