Braga, sábado

Bandeira Azul em 11 praias vianenses

Regional

06 Julho 2025

Redação

Concelho conta este ano com 11 praias galardoadas com a Bandeira Azul, seis Bandeiras com Qualidade e Ouro e duas praias acessíveis. Distinções reflectem o contínio investimento do município na sustentabilidade e qualidade ambiental.

Um homem e uma mulher foram detidos na quinta-feira, em Esposende, por roubos por esticão e burlas a idosos em vários concelhos do distrito de Braga, tendo ficado em prisão preventiva, anunciou ontem a GNR.


Num comunicado, a GNR indicou que os roubos e as burlas a idosos, com idades compreendidas entre os 76 e os 94 anos, ocorreram nos concelhos de Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila Verde e Vila Nova de Famalicão.

O suspeito, com 48 anos de idade, e uma mulher, com 46, “faziam-se passar por familiares ou pessoas conhecidas das vítimas e, sob o pretexto da abertura de uma loja de compra e venda de ouro, solicitavam-lhes que permitissem fotografar objectos em ouro que transportavam consigo ou guardavam nas suas residências”, descreveu aquela força policial.


Os detidos “ludibriavam as vítimas” e devolviam-lhes outros objectos, de uma forma que os idosos apenas se apercebiam mais tarde que tinham sido enganados.
 

No seguimento da investigação, iniciada no passado mês de Abril, os suspeitos foram detidos em flagrante delito, após um roubo por esticão na localidade de Mar, no concelho de Esposende.
 

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo hasteou ontem, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas. Viana do Castelo volta, assim, a ser um concelho reconhecido pela qualidade ambiental das suas zonas balneares. Em 2025, onze praias do município foram galardoadas com a Bandeira Azul, seis Bandeiras com Qualidade de Ouro e duas praias acessíveis.


À semelhança do ano anterior, as praias de Ínsua, Afife, Paçô, Carreço, Norte, Amorosa Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva, vão hastear o reconhecido símbolo de excelência ambiental de Bandeira Azul.
 

Além das Bandeiras Azuis, seis praias de Viana do Castelo - Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte e Castelo do Neiva, - foram ainda distinguidas com o selo ‘Qualidade de Ouro’, atribuído pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta distinção é concedida a praias cuja água balnear apresenta classificação ‘Excelente’ nas últimas quatro épocas balneares e sem qualquer interdição ou aviso de desaconselhamento à prática balnear no último ano.


O concelho foi ainda reconhecido com dois Centros Azuis, estruturas de apoio localizadas junto às praias, dedicadas à promoção de actividades de educação ambiental com enfoque no Programa Bandeira Azul, nomeadamente o Centro de Mar localizado no navio Gil Eannes e o observatório do Litoral Norte, localizado na praia Norte.
 

No âmbito do programa nacional ‘Praia Acessível - Praia para Todos!’, as praias de Cabedelo e Carreço foram também galardoadas, reafirmando o compromisso de Viana do Castelo com a inclusão e acessibilidade nas zonas balneares.


Luís Nobre, acompanhado da vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, lembrou que este é o resultado de “um trabalho e um esforço excepcional de diversas entidades”, quer na limpeza, na manutenção, na segurança e vigilância. Este “momento simbólico” visou, de acordo com o autarca, “valorizar e agradecer o trabalho contínuo”.


Além das burlas, foi possível ainda associar os suspeitos a outros roubos por esticão na via pública.


No decorrer da acção da GNR foram apreendidos dois telemóveis, 150 euros em numerário, uma máquina fotográfica, diversos objectos em ouro, uma caçadeira, uma carabina, uma pistola, 157 munições de diferentes calibres e vários dos objectos utilizados para enganar os idosos.
 

Deixa o teu comentário