Braga, sexta-feira

Bandeira conta história de pedra doada por Roma a Braga

Regional

09 Fevereiro 2020

Redação

O número 125 da Revista Bracara Augusta já está aí e foi apresentado esta sexta-feira no Museu dos Biscainhos. A vereadora da Cultura destaca a qualidade que a revista tem vindo a ganhar.

Está aí mais um número da Revista Cultural ‘Bracara Augusta’ para honrar o património de Braga e do Minho e versar a sua história. O Volume LXVII foi apresentado esta sexta-feira no Museu dos Biscainhos pela vereadora da Cultura, Lídia Brás Dias, que destacou a “qualidade” que a revista tem vindo a ganhar cada vez mais.


Este volume corresponde ao número 125 e ao ano 2019. Nele se destaca um conjunto de artigos versando temáticas da historiografia de Braga e do Minho da autoria dos investigadores José Marques, José Vieira Gomes, Aurélio de Oliveira, David Prado Machado, Assunção Pinheiro Chagas, Eduardo Pires de Oliveira e Miguel Sopas de Melo Bandeira, que fez questão de marcar presença tambem neste lançamento.
 

“Continuaremos, através da revista Bracara Augusta, a pugnar para que o nosso património e história comum, que na prática constituem os vectores da nossa identidade enquanto comunidade, sejam devidamente perpetuados e averiguados cientificamente”, sublinhou a vereadora Lídia Dias, durante a sessão de apresentação.


Recorde-se que a revista Bracara Augusta - Revista Cultural da Câmara Municipal de Braga teve a sua origem no Boletim do Arquivo Municipal de Braga, publicado a partir de 1935.
 

Já com a designação de Revista ‘Bracara Augusta’, o 1.º volume, composto por vários boletins, é editado em Agosto de 1949. Desde esse ano, foram já publicados na totalidade 67 volumes da revista.


A contínua publicação de trabalhos da autoria de distintos académicos e investigadores, que primam pelo rigor científico e histórico, tem elevado a Revista Bracara Augusta ao patamar das grandes referencias bibliográficas.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho