15 Abril 2025
Além da programação religiosa e recreativa, o Município de Barcelos preparou um conjunto de exposições que estarão patentes a todos os que, por estes dias, visitem a cidade.
Esta iniciativa será mais um motivo para desfrutar da Festa das Cruzes e ficar a conhecer a cultura e as tradições do concelho.
Começando pelo Museu de Olaria, inaugura amanhã, 16 de abril, às 17h30, a exposição temporária "Bichos, Diabos e outras figuras do Mundo Fantástico", uma mostra do trabalho dos artesãos António Ramalho, Domingos Francisco, Irmãos Pinga e Mina Gallos, e que estará patente até 29 de março de 2026.
Além de evidenciar o Figurado de Barcelos, que contém significados culturais profundos, ligando o presente à tradição e ao imaginário coletivo português, esta exposição pretende mostrar que o tema "Bichos,
Diabos e outras figuras do Mundo Fantástico" está bem presente na produção atual dos artistas de Barcelos.
No Espaço Cultura, são três as exposições que abrem ao público na próxima quinta-feira, 17 de abril, às 21h30 - "Condição Humana" – Exposição de pintura de Maria Laurinda Brito; "Paisagens – o olhar de Adriano Falcão" e "O Caminho e a Ponte" - pela Fundação dos Amigos do Caminho Português de Santiago.
Maria Laurinda Brito, na exposição "Condição Humana", apresenta-nos 32 obras de pintura e desenho, baseadas em diferentes temáticas. A grande maioria das obras apresentadas versa sob a "condição humana", abordando temas que vão desde política, religião, guerra, condição da mulher, miséria, bem como um lado mais dramático da existência humana. A natureza, na sua exuberância e o "fantástico" a ela associado, é, igualmente, o tema de algumas das obras apresentadas. Ainda há lugar para locais emblemáticos de Barcelos, que invocam memórias da infância da autora.
Ainda no Espaço Cultura tem a oportunidade de observar "Paisagens - o olhar de Adriano Falcão", composta por obras fortemente inspiradas nas paisagens de Barcelos e na natureza. Estas exposições vão estar patentes até 20 de junho.
"O Caminho e a Ponte" - pela Fundação dos Amigos do Caminho Português de Santiago é o tema da terceira exposição, patente até 30 de maio. A mostra de fotografia tem como tema o Caminho de Santiago.
A Galeria Municipal de Arte inaugura, no dia 26 de abril e fica patente até 29 de junho, a "A Intemporalidade da Essência e da Forma" de Francisco Simões. A exposição de pintura, escultura e desenho retrata essencialmente o corpo humano, sobretudo o feminino. Reconhecido, aclamado e premiado, Francisco Simões brinda-nos agora em Barcelos com a excelência dos frutos da sua intensa veia artística, da qual emana a sua capacidade de emocionar o espectador das suas obras.
No Posto de Turismo e na Torre Medieval, pode ver "A arte de entrelaçar o vime", por Júlia Martins & Sérgio Pereira, e "Minho, minh'Alma", por Cristiana Sá, mostras patentes até 18 de maio. Na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição "Da Páscoa às Cruzes" fica aberta ao público até 1 de junho.
Na Sala da Capela do Museu de Olaria – "Uma coleção dos Diabos", do colecionador José Santos Silva, pode ser vista até ao dia 4 de maio. Finalmente, na Biblioteca Municipal de Barcelos, inaugura, no dia 23 de abril, a exposição: "Festa das Cruzes: Património Cultural Imaterial. Das origens à modernidade", uma compilação de textos e imagens pelos vários anos da Festa das Cruzes.
O conjunto destas iniciativas inclui também a exposição "11 de 11", mostra coletiva de fotografia de 11 alunos do Curso Técnico/a de Fotografia da ETG, no Theatro Gil Vicente, que abre ao público, no dia 16 de abril, às 16h00.
Nota: Pode ver mais informação em agenda.barcelos.pt.
23 Abril 2025
23 Abril 2025
Município da Póvoa de Lanhoso aposta na capacitação para criação de ambientes escolares saudáveis
23 Abril 2025
Vila Nova de Cerveira : Mercado de Páscoa de Cerveira alargado a mais um fim-de-semana
23 Abril 2025
23 Abril 2025
23 Abril 2025
Deixa o teu comentário