Braga, segunda-feira

Barcelos investe 3,3 ME em rede de ciclovias urbanas com 8.394 metros

Regional

07 Maio 2021

Lusa

A Câmara de Barcelos aprovou hoje a abertura de um concurso público para a execução da Rede de Ciclovias Urbanas, com o valor de base de 3,3 milhões de euros, anunciou o município.

Em comunicado, o município acrescenta que a empresa vencedora terá 365 dias para concluir a obra.
 

A rede de ciclovias tem uma extensão de 8.394 metros e vai ser realizada em 28 ruas e praças de Barcelos e Arcozelo.
 

“Em artérias com um perfil mais largo, há condições para a segregação completa das vias cicláveis em cada lado da estrada. Nas ruas mais estreitas, serão criadas condições de segurança para a coexistência entre veículos, ficando claro para o ciclista e para o automobilista onde e como devem circular”, refere o comunicado.
 

Os canais cicláveis terão separadores em plástico reciclado, “resistentes e galgáveis, bem visíveis e com refletores”.
 

Serão, também, construídas passadeiras inteligentes, dotadas de sensores que detetam a presença do peão, acionando sinais luminosos.
 

Uma vez que em grande parte do percurso o canal ciclável se encontra ao nível da rodovia e, por isso, interfere com o acesso dos passageiros ao transporte público, serão desenhadas novas paragens de autocarros, com uma plataforma colocada a 25 centímetros acima do piso rodoviário.
 

O objetivo é garantir a acessibilidade facilitada ao interior dos autocarros e rampear a ligação ao passeio.
 

A operação tem como objetivos gerais apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono, através da mobilidade urbana sustentável e dos modos suaves num centro urbano de nível superior e a promoção de estratégias de baixo teor de carbono em zona urbana, concretizando um dos principais objetivos ambientais previstos na estratégia Europa 2020.
 

O financiamento está incluído Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e integra o Plano de Ação Mobilidade Sustentável.

Deixa o teu comentário