Braga, terça-feira

Barcelos investe 576 mil euros nas extensões de saúde de Fragoso e Sequeade

Regional

17 Fevereiro 2021

Lusa

A Câmara de Barcelos vai investir mais de 576 mil euros nas extensões de saúde de Fragoso e Sequeade, tendo já as empreitadas sido adjudicadas, anunciou hoje o município.

Em comunicado, a autarquia refere que, no caso de Fragoso, está em causa a requalificação do edifício da antiga escola primária da freguesia para a instalação da unidade de saúde, assim como a aquisição e instalação de equipamentos.
 

O investimento ascende a 390.598 euros e a obra tem um prazo de execução de um ano.
 

Com cerca de 3.700 utentes inscritos, a Extensão de Saúde de Fragoso debate-se atualmente com instalações que “não correspondem às exigências de qualidade do serviço”.
 

“Torna-se imperiosa uma resposta ao nível das instalações, de acordo com o mapeamento dos investimentos prioritários em infraestruturas de saúde no concelho, contribuindo, assim, para a melhoria e consolidação da rede de cuidados de saúde primários”, sublinha o comunicado.
 

Em Sequeade, as atuais instalações da Extensão de Saúde serão alvo de um investimento global de 185.485 euros, respeitante o melhoramento das condições físicas e dos equipamentos.
 

A unidade de saúde vai passar a funcionar no rés do chão do edifício da Junta de Freguesia, tendo sido aprovado um contrato programa com a autarquia para esse fim.
 

O prazo de execução da obra é de 90 dias.
 

A sede da Junta de Freguesia passará a funcionar no piso superior.
 

“Apesar da responsabilidade dos investimentos nos cuidados de saúde primários competirem ao Ministério da Saúde, o município de Barcelos chamou a si a realização destas obras tendo, para o efeito, elaborado protocolos com a Administração Regional de Saúde do Norte”, refere o comunicado.
 

O investimento será financiado em 85 por cento pelo Programa Operacional Norte 2020.

Deixa o teu comentário