Braga, quinta-feira

Benfica lidera em masculinos na pista coberta, Sporting domina nos femininos

Desporto

22 Fevereiro 2020

Redação

O Benfica impôs-se hoje ao Sporting na liderança masculina do Nacional de clubes de atletismo em pista coberta, enquanto as leoas controlaram as intenções do Sporting de Braga, numa jornada inaugural sem recordes batidos.

O Benfica impôs-se hoje ao Sporting na liderança masculina do Nacional de clubes de atletismo em pista coberta, enquanto as ‘leoas’ controlaram as intenções do Sporting de Braga, numa jornada inaugural sem recordes batidos.

Após a primeira sessão de finais, a decorrer até domingo no Altice Fórum, em Braga, os ‘encarnados’, que triunfaram em sete das últimas oito edições, estão em primeiro, com 53 pontos, mais três do que o rival lisboeta e 24 acima dos ‘arsenalistas’.

Em femininos, o Sporting concluiu o dia no topo, com 46 pontos, cinco acima do Sporting de Braga e mais 18 do que a Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena (ADRAP), oriunda do município de Machico, na ilha da Madeira.

As ‘águias’ arrecadaram quatro das sete provas masculinas, a começar pelo triunfo de Isaac Nader nos 1.500 metros, com 4.04,56 minutos, à frente do ‘leão’ Paulo Rosário, que, durante a semana, tinha vencido na mesma distância no ‘meeting’ da Catalunha.

O atleta português de origem cubana Raidel Acea dominou os 400 metros, com 47,45 segundos, secundado pelo surpreendente Bernardo Pereira, do Jardim da Serra, numa competição em que o sportinguista Tomás Gonçalves não foi além do quarto lugar.

O Benfica controlou as operações nos saltos, com Diogo Ferreira a transpor 5,45 metros na vara, face aos 5,35 de Rubem Miranda (Sporting), sendo que Ivo Tavares renovou a marca pessoal no salto em comprimento, com 7,88 metros, derrotando por 28 centímetros Nelson Évora, que competiu na véspera no ‘meeting’ de Madrid.

A exceção deu-se no salto em altura, em que o sportinguista Tiago Luís Pereira registou alguns recordes pessoais e saltou 2,13 metros à primeira, marca igualada pelo benfiquista Gerson Baldé apenas na segunda tentativa.

O Sporting somou outras vitórias na velocidade, por intermédio de Carlos Nascimento, que superou o ‘encarnado’ Diogo Antunes em 6,73 segundos, e pelo inevitável João Vieira, que ‘limpou’ os 5.000 metros marcha com 20.40.53 minutos.

No setor feminino, as ‘leoas’ conquistaram quatro das seis provas, sobressaindo os triunfos de Lorene Bazolo nos 60 metros, com 7,41 segundos, e de Cátia Azevedo nos 400 metros, com 53,11, mais um centésimo face ao recorde pessoal fixado em Madrid.

O Sporting também confirmou o favoritismo nos concursos de saltos, nos quais Anabela Neto consagrou-se como a única a superar 1,75 metros na altura e a olímpica Evelise Veiga venceu o salto em comprimento, com 6,32 metros à primeira tentativa.

Dada a ausência do vice-campeão Benfica, único clube a ‘roubar’ títulos ao rival ‘verde e branco’, que arrecadou 24 das 26 edições da prova, a formação de Alvalade teve sempre como maior concorrente o Sporting de Braga, que até captou duas vitórias.

As minhotas triunfaram à boleia de Mariana Machado nos 1.500 metros, com 4.16,52 minutos, quatro segundos acima do recorde pessoal no ‘meeting’ de Madrid, ultrapassando a sportinguista Claudia Bobocea no sprint final, e da campeã nacional Vitória Oliveira nos 3.000 metros marcha, com 12.57,44 minutos.

Na segunda divisão, o Senhora do Desterro é o líder masculino, com 32 pontos, mais um que Almeirim e o campeão Casa do Benfica de Faro, enquanto o Eirense destacou-se na tabeça feminina, com 44 pontos, seis acima de Oliveira do Douro e Senhora do Desterro.

As fases finais do campeonato nacional de clubes em pista coberta, a mais importante prova coletiva do atletismo português, repartem 32 equipas de 22 clubes em duas divisões, decorrendo até domingo no Altice Fórum, em Braga.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho