Braga, sábado

Bloco de Esquerda: Parceria do hospital de Braga “feita à pressa”

Regional

13 Março 2025

Redação

Bloco de Esquerda reuniu com a Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga.

“A parceria público-privada (PPP) do Hospital de Braga foi feita à pressa”. A conclusão é do Bloco de Esquerda, que ontem reuniu com a Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga.

É estranho a pressa (em criar a PPP), é incompreensível. Neste momento de instabilidade, como é que se anuncia uma PPP que nós não desejamos, os utentes não necessitam dela e os trabalhadores também não a desejam? Há uma pressa de um Governo em queda, que é má para a democracia. Percebe-se uma pressa táctica de um Governo prestes a cair, de agarrar um futuro Governo, nesta opção ideológica da AD (coligação PSD /CDS-PP)”, frisou Ricardo Cerqueira, da Comissão Coordenadora e do Secretariado do Bloco de Esquerda (BE).
O dirigente do BE garantiu que os trabalhadores estão contra a constituição de uma parceria público privada (PPP) devido à satisfação dos utentes pelos serviços prestados.

“Confirmamos que os trabalhadores não querem o regresso da PPP. Pelos níveis de qualidade sente-se que os utentes confiam no Hospital de Braga, que neste momento está na esfera pública”, frisou Ricardo Cerqueira.

O dirigente do BE lembrou que no programa de Governo aprovado há menos de um ano “não constava a intenção de voltar a criara uma PPP no Hospital de Braga”, e elencou as melhorias nos vários serviços desde que a unidade hospitalar regressou à esfera pública.

“Há mais consultas, há mais tratamentos, há mais cirurgias, incluindo os tratamentos não lucrativos que são os mais caros. O distrito está melhor servido actualmente”, realçou Ricardo Cerqueira. O BE reafirmou a defesa de um serviço público “gratuito, universal, sem preocupação com o lucro, que so na esfera pública pode ser devidamente defendidos”, apontou o dirigente bloquista.

Ricardo Cerqueira estranhou também a urgência na nomeação de Américo Afonso para presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.

Os bloquistas desafiaram o Partido Socialista (PS) a assumir uma posição pública sobre a nova PPP do Hospital de Braga.

“Queremos perceber qual é a posição do PS sobre esta matéria. Se irá deixar-se enlamear por esta opção do Governo, de voltar à PPP”, disse Ricardo Cerqueira.

No entender do BE a constituição de uma futura PPP no Hospital de Braga pode ser um dos assuntos em destaque na próxima campanha para as eleições legislativas.

A constituição de uma PPP para o Hospital de Braga foi aprovada na passada sexta-feira em Conselho de Ministros. O ministro da Presidência, Leitão Amaro, justificou que os hospitais que ja tiveram PPP prestavam melhores cuidados de saúde.

Deixa o teu comentário