Braga, sexta-feira

Bom Jesus celebra 2.º aniversário de elevação a património da UNESCO

Regional

02 Julho 2021

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A elevação da estância do Bom Jesus do Monte a Património Mundial da UNESCO (7 de Julho) e a Basílica (5 de Julho) vão celebrar-se num programa conjunto, que arranca amanhã com um concerto do Coro da UMinho nos escadórios do Bom Jesus.

O Bom Jesus do Monte celebra o segundo aniversário enquanto Património Mundial da UNESCO e assinala também o sexto aniversário da elevação a Basílica. Dadas as contingências e limitações impostas ainda pela pandemia de Covid-19, o programa de comemorações, que decorre até dia 17, arranca amanhã com um concerto de abertura pelo Coro Académico da Universidade do Minho nos escadórios do Bom Jesus.


A elevação do Bom Jesus a Património Mundial aconteceu a 7 de Julho de 2019 e a elevação a Basílica a 5 de Julho de 2015. Tratando-se de datas tão próximas, a Confraria do Bom Jesus juntou as duas celebrações no mesmo programa comemorativo, como forma de assinalar a importância que estas elevações representam para a cidade de Braga, contribuindo também para o aumento da sua atractividade turística.


“Ao celebrarmos um aniversário procura-se não apenas assinalar o dia em que se completa mais um ano a partir daquele em que um acontecimento ocorreu, mas sobretudo reavivar a memória de uma data significativa, enquanto tomada de consciência do passado como tal e do presente que abre portas para o futuro, no fundo, de uma história que merece continuar a contar-se”, assinala o cónego Mário Martins, presidente da Confraria do Bom Jesus.


“Tratando-se destes dois eventos comemorativos de uma jóia que a Igreja e a sociedade tanto acarinham, ou seja, dada a ‘coroa’ que continuam a ser para Braga, o país e o mundo, os motivos de um programa de comemorações tão rico e vasto acrescem e empenham quem o promove e quem dele usufrui”, frisou o responsável, convocando os bracarenses a associar-se a estas celebrações evocativas.

Deixa o teu comentário