Braga, sábado

Bom Jesus: Dia dos Monumentos celebrado com exposição online

Regional

19 Abril 2020

Redação

Esta è a primeira que o santuário celebra a efeméride na qualidade de Património Mundial da Unesco. Exposição retrata O Bom Jesus ao longo dos tempos com 23 fotografias, uma por época.

‘Bom Jesus ao longo dos tempos’ é o tema de uma exposição ‘online’ de fotografia sobre aquele santuário, que está disponível desde ontem no site do Santuário do Bom Jesus (www. bomjesus.pt) e na página do facebook (SantuarioDoBomJesusDoMonte).

A mostra é composta por 23 fotografias, cerca de uma por época, desde o lançamento da primeira pedra da Basílica do Bom Jesus, em 1784, até à actualidade.

A iniciativa integra-se no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, efeméride que o Bom Jesus celebra pela primeira vez na qualidade de Património Mundial da Unesco.

Em comunicado, Varico Pereira, secretário da Confraria do Bom Jesus, refere que as contingências actuais, com a declaração do estado de emergência por via da pandemia do Covid-19, levou a confraria a adiar todas as actividades culturais, religiosas, desportivas e turísticas, que serão remarcadas assim que seja decretado o final do estado de emergência. “Neste sentido, decidimos celebrar esta data com uma actividade diferente, exclusivamente online”, justifica o secretário, acrescentando que o objectivo é que esta exposição virtual se associe a um conjunto de iniciativas promovidas pela Rede do Património Mundial de Portugal, da qual o Bom Jesus faz parte.

O Santuário do Bom Jesus é, provavelmente, o monumento mais fotografado em Braga e um dos mais fotografados no país. “Todos os dias encontramos, em vários âmbitos, fotos do Bom Jesus, umas mais antigas outras mais recentes. O objectivo foi recolher registos de diferente épocas que permitam viver o Bom Jesus ao longo dos tempos, nas suas várias dimensões e pela objectivas de fotógrafos/as anónimos/as e outros/as mais conhecidos/as”, continua o responsável.

Nesta mostra estão integradas imagens que remontam a finais do século XIX, como a Gruta e o Chalé, o Lago, a Casa das Estampas; do século XX, como por exemplo, do Hotel Sul e mais recentes que mostra eventos mais contemporâneos como o Concerto de Marisa que levou ao Bom Jesus milhares de pessoas.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho