Braga, terça-feira

Bombeiros Voluntários de Braga vão ter equipas especializadas em Covid-19

Regional

09 Novembro 2020

Lusa

Constituição das equipas vai ser apresentada em breve para aprovação da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. A corporação está na linha da frente de transporte de doentes Covid.

Os Bombeiros Voluntários de Braga (BVB) vão ter em breve duas ou três equipas especializadas no transporte de doentes com Covid-19, ou com suspeitas de que sejam portadores da doença.
 

O Governo determinou esta semana que todos os corpos de bombeiros voluntários do país vão ter estas equipas, de forma a reforçar os meios para operações de apoio na área da saúde pública no âmbito da pandemia.


O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga (AHBVB), António Ferreira, explicou que a activação dessas equipas tem de ser aprovada pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, mediante proposta das corporações, e que os BVB já têm pessoal suficiente para formar as equipas.


“Nós estamos na linha da frente de combate à Covid-19 desde Abril passado e temos profissionais com muita experiência. Temos pessoal capaz de formar duas ou três equipas e temos condições para ter uma equipa permanente”, declarou António Ferreira.


A Secretaria de Estado da Administraçao Interna informou em comunicado que a criação das equipas especializadas “implica o pagamento, às associações humanitárias de bombeiros voluntários, de um valor diário de 85 euros por cada veículo a suportar pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil”. Contudo, o presidente da AHBVB ainda coloca algumas dúvidas.

 

“A comparticipação por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil é uma boa notícia. Agora, importa saber como e quando é que esse dinheiro vi chegar às associações humanitárias”, questionou António Ferreira.


O responsável pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga assegurou que a constituição das equipas vai ser uma realidade e “vamos candidatar-nos a essas ajudas”.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho