Braga, sábado

Bracarenses confiantes na eleição da cidade como melhor destino europeu

Regional

11 Janeiro 2021

Redação

Braga está na corrida a Melhor Destino Europeu 2021 e os bracarenses estão confiantes na vitória. Todos são unânimes a afirmar que argumentos não faltam à cidade e os benefícios que este título poderá trazer a Braga serão muito grandes.

“Braga tem tudo para ser o melhor destino europeu. Estou confiante de que vamos ganhar”. O optimismo revelado por António Pereira à pergunta se vai votar no Melhor Destino Europeu 2021.

Braga surge como uma das vinte cidades nomeadas para Melhor Destino Europeu em 2021. Uma votação online que decorre de 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro.

Para Catarina e Pedro Portela “É a tentativa de a cidade se promover. É sempre bom. Com ou sem pandemia, é bom que haja formas de promoção, de modo a devolver a agitação económica e promover Braga é sempre positivo”, sublinhando que “a nomeação é um bom sinal para cidade e é uma forma de dar visibilidade a Braga e nesta altura ainda é mais importante que se promova”. Catarina e Pedro Portela desconheciam o período que vai decorrer a votação - de 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro -, garantindo que irão votar para que Braga volte a estar nos destinos de eleição. “Desconhecíamos o período de votação, mas vamos votar, sendo Braga nomeada gostamos que a nossa cidade tenha notoriedade”.

Também Sofia Monteiro e Daniel Campos consideram muito importante para a cidade alcançar este título de Melhor Destino Europeu. “É muito bom para cidade de Braga voltar a ganhar a dinâmica que tinha antes da pandemia”, afirmaram ao ‘Correio do Minho’. Maria do Carmo Moura também está confiante na eleição de Braga como melhor destino europeu. “Braga tem todos os argumentos para conseguir”. Daniel Teixeira referiu que estamos“a um passo do confinamento geral e não sabendo como o turismo vai evoluir, esta eleição de Braga como melhor destino europeu seria muito importante para a cidade”, confessando que “não fazia ideia que era o público a votar, mas sim vou votar em Braga, claro!”

Braga é o único destino nacional nomeado para receber esta distinção em 2021.

O destino vencedor e os nomeados beneficiam de um aumento do número de visitantes e da visibilidade internacional, o que ajudará à retoma do sector turístico na cidade no período pós-Covid-19.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, apela ao voto de todos. “O apoio de todos é essencial para que Braga possa continuar o seu percurso de afirmação no contexto turístico internacional”, apelou o autarca bracarense para que votem a partir do dia 20 de Janeiro em www.vote.ebdest.in

Braga na lista dos melhores destinos europeus

Após ter sido distinguida como segundo Melhor Destino Europeu em 2019, a escolha de Braga por parte da organização deve-se ao facto de, além de ser um dos destinos europeus com maior crescimento turístico na Europa, ter sido uma cidade que rapidamente implementou diversas medidas de saúde pública para proteger a sua população contra a pandemia de Covid-19, tendo inclusivamente sido mencionada pela OCDE como exemplo de boas práticas nesta matéria.

A estes factores juntam-se o desenvolvimento sustentável do turismo em Braga e a distinção, pela Comissão Europeia, como uma das cidades com melhor qualidade de vida e mais felizes da Europa.
Para o presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, a nomeação de Braga “é motivo de grande satisfação que vem demonstrar que esta escolha não foi um acaso, mas um factor de reconhecimento”, lembrando que “há uma realidade crescente da cidade que se tem reflectido internacionalmente”.

Sob o mote ‘2000 Anos, Um Destino’, Braga possui uma oferta turística que apela a diferentes perfis de viajantes e mercados, aliando história, juventude, natureza, espiritualidade, gastronomia, cultura e inovação. Braga foi recentemente reconhecida pela Forbes como um dos melhores destinos para viver e investir na Europa e está entre os 10 destinos mais consultados pelos viajantes britânicos, brasileiros, espanhóis e americanos no site EBD nos últimos 12 meses, entre uma oferta de mais de 300 destinos.

O autarca bracarense salienta que esta iniciativa do Melhor Destino Europeu “tem uma visibilidade imensa e um efeito a longo prazo”, dando nota que em 2019 “Braga teve mais votos fora do país do que cá dentro, o que significa que o destino Braga tem uma boa imagem e nestas circunstâncias de pandemia tem uma dimensão segura e sustentável”.

Deixa o teu comentário