Braga, sexta-feira

Bracarenses satisfeitos com processo de vacinação

Regional

07 Junho 2021

Miguel Viana Miguel Viana

Segurança e confiança nos efeitos das vacinas foram os sentimentos mais apontados pelos munícipes já vacinados e pelos que ainda não o foram.

Confiança e segurança foram os sentimentos transmitidos pelos bracarenses no que se refere tanto ao processo de vacinação como aos efeitos das vacinas. Os sentimentos são comuns aos munícipes que já foram vacinados como àqueles que ainda não o foram.

“O processo de vacinação de Braga tem corrido bastante bem. Tenho tido oportunidade de me deslocar ao Altice Fórum Braga e vejo que está tudo muito bem organizado, muito bem orientado e flui com rapidez”, indicou Ricardo Silva, acrescentando que se sente “perfeitamente seguríssimo” com o processo.

Nuno Barbosa também ainda não foi vacinado, mas acompanhou duas pessoas ao local de vacinação e também ele se sente seguro com o processo. “Sinto que está a funcionar bem e tem sido bastante rápido e com as normas mantidas. Sinto-me seguro com este processo e tenciono ser vacinado”, disse Nuno Barbosa.

Tony Lavander já foi vacinado e considerou que foi fácil ser vacinado, apesar de algumas dores de cabeça. “Na segunda vacina tive um pouco de dor de cabeça, mas de resto correu muito bem. Foi mais rápido do que na primeira vez”, disse Tony Lavander. A esposa, Cristina Brandão Lavander também já recebeu as duas doses da vacina e “tem sido maravilhoso. Foi tudo com muito carinho, com uma rapidez e organização fantástica. Foram muito eficientes. Na primeira dose senti um ligeiro cansaço, mas nem fui à cama. Levei a vacina da Pfizer, mas o que eu quero e voltar à normalidade. Entre ser ou não ser vacinada, com a vacina estou mais segura”.

Imunidade de grupo pode ser atingida em Julho

A imunidade de grupo contra a Covid-19 pode ser atingida no concelho de Braga no início do próximo mês.

A convicção é de Maria do Céu Ameixinha, coordenadora do Centro de Vacinação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Braga, e tem por base o reforço da vacinação que decorre no Altice Fórum Braga.

“Este fim-de-semana foram batidos novos recordes de vacinação neste centro, muito devido ao empenho dos profissionais e à procura da população mais ágil. Este é um sinal de que podemos fazer mais. Gostávamos de ter três mil pessoas vacinadas por dia”, disse Maria do Céu Ameixinha.

A responsável acrescentou que “temos capacidade para vacinar essas três mil pessoas por dia, tanto em termos de pessoal, como de instalações. Está tudo muito bem organizado. Falta apenas que haja disponibilidade de vacinas para que isso aconteça”, indicou Maria do Céu Ameixinha.

No que se refere à população, essa meta poderá ser atingida em breve, já que “as pessoas estão a procurar o nosso centro de vacinação. Braga está no bom caminho para a imunidade de grupo”, frisou Maria do Céu Ameixinha.

Durante o dia de sábado foram vacinadas no Altice Forum Braga, 235 pessoas por hora.

O centro de vacinação de Braga começa hoje a vacinar pessoas com idades acima dos 40 anos. No início de Julho deverá começar a ser vacinada a população da faixa etária entre os 30 e os 40 anos.

Deixa o teu comentário