10 Janeiro 2025
A cidade de Braga vai acolher, este ano, um festival de arquitetura e arte que visa fomentar o sentido de vizinhança, através da criação e instalação de oito estruturas temporárias dispersas por outros tantos espaços circundantes ao centro histórico.
Em comunicado hoje divulgado, a Braga’25 Capital Portuguesa da Cultura refere que os espaços escolhidos para acolher a programação do festival Forma da Vizinhança foram as urbanizações do Fujacal, das Fontainhas, da Quinta da Capela, das Parretas e da zona da Makro, bem como as hortas urbanas da Quinta da Armada, das Lameiras e de S. Vicente.
Nesses locais, serão instaladas estruturas temporárias para receber o festival, que decorrerá entre junho e novembro.
“Na primeira fase do festival, ao longo de 2024, procurou-se estudar a ‘forma’ de Braga, realizando oficinas de auscultação à comunidade”, explica a organização.
O objetivo foi perceber como se vive naqueles oito locais e conhecer as comunidades, humanas e não humanas, que neles habitam, as dinâmicas de vizinhança e as histórias que povoam os lugares.
Cada uma das estruturas foi projetada por arquitetos ou coletivos de arquitetos, desafiados pelo festival a desenvolver uma peça específica que responda e se relacione com aqueles espaços e os seus habitantes.
As estruturas temporárias da Forma da Vizinhança são inauguradas a 31 de maio e ficam disponíveis até ao final de novembro.
Ao longo desse período, serão ocupadas por ações e ativações artísticas pontuais, procurando promover a relação com a população, incentivando a sua ocupação e utilização e promovendo o encontro entre vizinhos.
Cada uma destas estruturas albergará uma residência artística, inserida na programação do festival, a cargo de artistas como Zabra, Gustavo Ciríaco, Frame Colectivo, A Recoletora, Soraia Gomes Teixeira, Landra, Inês Neto dos Santos e Daniel Parnitzke.
24 Janeiro 2025
Presidente da Câmara de Barcelos pede urgência ao Governo no lançamento do projeto do Novo Hospital
24 Janeiro 2025
24 Janeiro 2025
24 Janeiro 2025
Implementa plataforma interativa para aprendizagem da matemática
Deixa o teu comentário