Braga, quarta-feira

Braga com 69 novos casos de Covid-19 numa semana

Regional

01 Setembro 2020

Redação

Concelho registava ontem, ao final do dia, 1537 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, mais 69 do que no mesmo dia da semana passada. São 119 os casos activos actualmente.

O concelho de Braga contabilizava até às 20 horas de ontem um total acumulado de 137 casos confirmados de Covid-19, mais 69 do que no mesmo dia da semana passada. Em vigilância activa, por terem tido contacto com alguém infectado estão 234 pessoas, mais 61.


Os números, disponibilizados pela autoridade de saúde local ao presidente da Câmara Municipal mostram ainda que o concelho de Braga tinha ontem 119 casos activos de Covid-19, mais 66 do que na segunda-feira da semana passada.
 

Quanto a recuperados, são mais três no espaço de uma semana. O número total de recuperados cifra-se agora nos 1344.
 

O número de óbitos a lamentar mantém-se nos 74 já há várias semanas.
 

Os novos casos de Covid-19 tem vindo aumentar desde o início de Agosto. No entanto, Ricardo Rio mantém que a situação epidemiológica concelhia ainda não é problemática uma vez que “apesar de número de casos ser maior, são contágios ainda relativamente controlados e mais ou menos circunscritos porque tem sido possível identificar as cadeias de contágio”.
 

O elevado número de pessoas em vigilância activa é um dos sinais de que tem sido possível identificar as cadeias contágio e dessa forma actuar para quebrar a transmissão.
 

Os focos de contágio existente surgiram em situações de convívio, concretamente convívios familiares, eventos religiosas e em contexto laboral.
 

Estes focos de contágio provam também como o vírus se propaga com facilidade, razão pela qual “é fundamental não relaxar na prevenção”.
 

Ricardo Rio tem apelado à população para “não baixar a guarda” e “reforçar as medidas de prevenção”.
 

Ricardo Rio também já apelou à população para que, mesmo não sendo obrigatório, se utilize a máscara de protecção na rua, sobretudo nas zonas onde há elevada afluência de pessoas.


É fundamental que perante algum sintoma que sugira infecção por Sars-CoV-2 se contacte a linha de saúde 24 e se mantenha o isolamento até à obtenção do resultado do teste.
 

Recorde-se que neste momento não há qualquer dificuldade na realização de testes. Mantém-se em funcionamento o centro de diagnóstico no Altice Forum Braga e também o do ACES Cávado 1, que funciona no Carandá. Há ainda que contar com a capacidade de resposta do Hospital de Braga que, mesmo sem contar com os testes da Escola de Medica da Universidade do Minho, se reforçou com largas centenas de testes à Covid-19 que já estão disponíveis.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho