Braga, quarta-feira

Braga empenhada na transição digital

Regional

04 Fevereiro 2020

Redação

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga assinou a Declaração Europeia para a transformação digital, durante o Cities Forum.

Ricardo Rio assinou na passada sexta-feira no Porto, durante o Cities Forum, a declaração denominada ‘Join, Boost, Sustain’, onde o Município de Braga reforça o seu compromisso com a transformação digital. O objectivo final é aumentar a cooperação entre diferentes áreas geográficas e sectores, para impulsionar a inovação, fornecendo conhecimento e soluções digitais que tenham impacto nos cidadãos.

O presidente da Câmara de Braga afirmou que está “empenhado em contribuir para que a transição digital seja cada vez mais uma realidade e as cidades são parceiros confiáveis para a Comissão Europeia. Esta declaração é mais um sinal que os autarcas querem que uma maior digitalização e que uma sociedade mais sustentável só será alcançada se todos estiverem alinhados nesta estratégia”.

Em relação ao convite para estar nesta cerimónia, Ricardo Rio afirmou que “o convite surgiu de forma natural, pois temos participado em muitas discussões europeias onde esta temática tem sido abordada, pelo que Braga está totalmente alinhada com as suas congéneres europeias”.

Nesta declaração são apontadas diferentes áreas prioritárias para a digitalização nas cidades, como a mobilidade urbana inteligente, a eficiência energética, habitação sustentável e serviços públicos digitais. Neste documento, as cidades comprometem-se a contribuir de forma voluntária a implementar soluções digitais em larga escala na União Europeia, utilizando uma lista de normas e especificações técnicas comumente acordadas para obter a interoperabilidade dos dados, sistemas e plataformas entre as cidades.

As cidades acordaram ainda ajudar a desenvolver e a implementar um sistema de monitorização para beneficiar as comunidades locais.

Deixa o teu comentário