Braga, sexta-feira

Braga implementa projeto-piloto de combate ao isolamento de idosos

Regional

21 Junho 2021

Redação

O ASAS é alicerçado num conjunto de catividades de estímulo cognitivo, de catividades adequadas à manutenção da mobilidade e funcionalidade e de propósitos que permitam a manutenção de papéis sociais.

O Município de Braga e a Associação Nacional de Gerontologia Social, em parceria com um conjunto de parceiros, estão a desenvolver um projecto-piloto para a implementação da Academia Sénior ANGES Solidária (ASAS).


O projecto ASAS orienta-se pelos princípios da coesão intergeracional, inserção social, solidariedade e subsidiariedade, tendo como finalidade manter os idosos activos, combater a solidão e atrasar ou evitar a institucionalização dos mesmos através do acesso a ferramentas virtuais, que permitam ao idoso ser estimulado a partir de casa e, consequentemente, contribuir para uma melhor qualidade de vida.


Nesta fase inicial e até ao final do mês de Setembro, os residentes no Concelho de Braga com mais de 55 anos, que estejam numa situação de desemprego ou reforma, que disponham de computador com sistema multimédia (câmara, microfone e colunas de som) e ligação à Internet, são convidados a participar no projecto. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: silvia.silva@anges.pt.


O ASAS é alicerçado num conjunto de actividades de estímulo cognitivo, de actividades adequadas à manutenção da mobilidade e funcionalidade e de propósitos que permitam a manutenção de papéis sociais.


O trabalho será acompanhado por técnicos, capazes de diagnosticar, atenuar ou referenciar todos os que precisem de intervenção.


Neste projecto, os idosos terão acesso a um conjunto de actividades online, em directo ou gravadas, disponibilizadas por profissionais de diversas áreas, numa plataforma específica e adaptada à população-alvo. As actividades estão divididas em quatro áreas:


Actividades lúdicas;
Actividades de estímulo cognitivo;
Actividades de avaliação e intervenção psicológica;
Actividades físicas.

Deixa o teu comentário