Braga, sexta-feira

Braga Parque brinda visitantes com mostra de arte urbana contemporânea

Diversos

16 Julho 2021

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

We Are Art é a exposição de arte urbana contemporânea portuguesa que o Braga Parque inaugurou ontem de manhã e que ficará patente até 31 de Agosto, convidando os clientes a interagir com as propostas cridas por oito artistas urbanos.

Até ao final de Agosto, os visitantes do Braga Parque podem usufruir de uma experiência cultural que os envolve numa trama expositiva criada por um núcleo de artistas urbanos dedicados a intervir em espaço público e a interagir directamente com a população. ‘You Are Art’ (Nós Somos Arte) é a designação da exposição inaugurada ontem e que representa também um contributo do centro comercial para a recuperação de um dos sectores, o sector cultural português, mais afectados pela pandemia.


“Nós já estávamos a pensar nesta exposição em 2019, mas o projecto ficou em suspenso com a chegada da pandemia. Quando começámos a repensar as actividades do marketing, achámos que esta era a acção perfeita para fazer nesta altura e hoje que a vemos concretizada estamos muito satisfeitos”, refere António Afonso.


O director geral do Braga Parque realça ainda que a ideia de fazer uma exposição de ‘street art’ foi “perfeitamente conseguida porque há uma integração completa das obras com os clientes e com o espaço do centro comercial”.
 

 “Esta é uma arte que não está meramente exposta para as pessoas verem, as peças não estão isoladas, e a ideia é mesmo que as pessoa interajam com as peças”, acrescenta.


António Afonso realça ainda a importância desta exposição, “numa altura em que ainda se mantêm as preocupações com pandemia, mas em que também é importante dar arte aos nossos clientes”.


Até 31 de Agosto é assim possível conhcer os trabalhos de André da Loba, Francisco Fonseca, Los Pepes Studio, Kruella d’Enfer, KR.US, Mariana PTKS, mynameisnotSEM e Nuno Alecrim, criados especiamente para os espaços onde estão patentes.
 

 A artista Margarida, de Los Pepes Studio, explica que a exposição ‘You Are Art’ é uma exposição de street art criada “com o intuito de se dirigir a toda a gente”. A artista que conduziu o périplo inaugural desta mostra, explicando cada uma das obras patentes, contou que foram convidados para participar nesta exposição ‘artistas urbanos’ com “diferentes linguagens que conseguissem entrar em diferentes públicos e se dirigissem num todo, como a ‘street art’ deve ser, uma arte abstracta que não precisa de grande explicação por trás, que causa impacto, que mexe com a cor, portanto a interacção no espaço público do centro comercial tentado criar sensações às pessoas”.


As obras, com enorme impacto visual, espalham-se por oito pontos do centro comercial. Todas merecem destaque, mas pela dimensão destaca-se a instalação ‘Walk in the park’, de André da Loba, que ocupa toda a escadaria principal do Braga Parque. Jogando com o nome do centro comercial, o artista transformou a escadaria num parque, onde os visitantes que a percorrem sentem que são transportados para ambiente de floresta.
 

 Nota ainda para Francisco Fonseca que concebeu uma instalação que deu cor ao corredor branco do Braga Parque, representando nela 17 dos edifícios mais emblemáticos da cidade. A instalação está desenhada como um jogo, onde os visitantes são convidados a identificar os monumentos representados.

Deixa o teu comentário