Braga, quarta-feira

Braga quer ter cinco praias fluviais com Bandeira Azul em 2022

Regional

09 Julho 2021

Miguel Viana Miguel Viana

Desejo foi manifestado no hastear da bandeira na Praia Fluvial de Adaúfe. As praias fluviais da Ponte do Bico e de Merelim S. Paio têm a Bandeira de Praia Acessível.

O concelho de Braga pretende ter, no próximo ano, ter cinco praias fluviais com bandeira Azul, que certifica da qualidade da água e dos equipamentos. O desafio foi deixado pela Câmara Municipal de Braga no hastear da Bandeira Azul na Praia Fluvial de Adaúfe e das bandeiras de Praia Acessível nas praias fluviais da Ponte do Bico (Palmeira) e de Merelim S. Paio.

A Praia Fluvial de Adaúfe é a única do concelho que ostenta a Bandeira Azul.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou que as praias fluviais eram “um tesouro por explorar” e realçou que a Praia de Adaúfe é “um excelente cartão de visita do concelho”, estando já a ser frequentada por largas dezenas de pessoas.

O autarca bracarense destacou ainda as intervenções feitas nas Praia da Ponte do Bico e as obras das praias do Cavadinho e de Navarra.

“A Praia da Ponte do Bico está praticamente concluída, com algumas valências complementares, que vão tornar o espaço num dos destinos de lazer por excelência. Temos já concursadas e adjudicadas as obras nas praias do Cavadinho e de Navarra, que vão começar em Setembro”.

Ricardo Rio lembrou que a Agência Portuguesa do Ambiente já considerou que estes locais “são águas balneares”.

O investimento nas cinco praias fluviais e na ecovia que as vai ligar ronda os quatro milhões de euros.

O vereador do pelouro do Ambiente, Altino Bessa frisou que a Bandeira Azul foi conquistada pela Praia Fluvial de Adaúfe pelo sexto ano consecutivo, o que revela a boa qualidade do espaço. “Este é um equipamento de referência em todo o Cávado e na região Norte”, indicou Altino Bessa. O responsável pelo pelouro do ambiente realçou que “o nosso objectivo é termos, para o ano, cinco praias com a bandeira azul. Teremos, julgo eu, a maior rede de praias fluvais do país com qualidade”.

O presidente da Junta de Freguesia de Adaúfe, Agostinho Fernandes, fez notar que foram feitos vários melhoramentos na praia fluvial e que há projectos para concretizar a curto prazo.

“Esta um projecto em execuçao que consiste no alargamento do estacionamento e da via que serve de acesso. Terá baias de estacionamento, duas faixas de rodagem e um passeio”, anunciou o autarca.

O presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, César Gomes, fez notar que a Praia Fluvial da Ponte do Bico tem “umas ruínas de moinho que serão recuperadas para espaço museulógico” Terá também um bar, campos de futebol de praia, de Voleibol de praia e um de Futvolei “todos com medidas oficiais”, garantiu César Gomes.

Deixa o teu comentário