Braga,

Braval transforma embrulhos de Natal em presentes

Regional

24 Dezembro 2019

Redação

Neste Natal, os embrulhos também são prendas. A iniciativa da Braval decorre de 26 deste mês a 6 de Janeiro e pretende sensibilizar para a reciclagem durante este período festivo.

Neste Natal, os embrulhos também são prendas.

A iniciativa da Braval decorre de 26 deste mês a 6 de Janeiro e pretende sensibilizar para a reciclagem durante este período festivo.

Assim, guardando os seus papéis de embrulho, caixas de cartão ou plásticos e vidros, e levando-os às instalações do Eco parque Braval receberá em troca um Kit Eco-Ponto composto por um saco-ecoponto, lápis, porta-chaves e Agenda 2019.

Pedro Machado, director geral da Braval, apela à população para “guardar os seus papéis de embrulho, tal como fez com prendas até ao dia 24, e os leve ao Ecoparque Braval”, deixando o apelo a que “não sejam depositados resíduos sólidos, nomeadamente as embalagens, fora dos ecopontos quando estes se encontram cheios”.

O responsável da Braval assinalou o crescimento da campanha, embora reconheça que este é um trabalho que vai demorar décadas. “Ano após ano as quantidades aumentam, mas ainda vai demorar décadas para obter os resultados desejados”.

Pedro Machado afirma que a Braval recolhe, diariamente, 300 toneladas, sendo que só metade são recicláveis.

O responsável lamenta que das 100 mil toneladas de lixo recolhidas pela Agere, 40 por cento destes resíduos são recicláveis e a única fileira que podemos recuperar é o vidro e o metal”. Para Pedro Machado “depositar lixo sem separar os resíduos são actos levianos e indignos”.

“A Braval vai fazer um esforço muito grande entre os dias 25 de Dezembro e 4 de Janeiro para uma recolha mais acentuada nos centros urbanos”, adiantou aquele responsável, solicitando que, nos casos em que os ecopontos estejam lotados, os lixos para reciclagem não sejam colocados na via pública, já que, dessa forma, os mesmos não poderão ser reciclados.

A campanha ‘Neste Natal, os embrulhos também são presentes’ tem como objectivo sensibilizar e fomentar a correcta separação dos resíduos, designadamente do papel que é utilizado para embrulho de presentes, já que todos os anos, após a noite de Natal, há um avolumar de papel de embrulho que é depositado nos equipamentos destinados ao lixo doméstico (resíduos indiferenciados), inutilizando, assim, um recurso vital para a economia circular.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho