Braga, quinta-feira

Cada mulher deve fazer o seu plano de risco

Regional

31 Outubro 2019

Redação

Hospital de Braga vestiu-se de rosa com um dia dedicado ao cancro da mama. Avaliaro grau de risco é um dos passos importantes a seguir na prevenção do cancro da mama.

“Sensibilizar para este tema do cancro da mama é sempre actual”, disse ontem aos jornalistas Fátima Rocha, enfermeira na Unidade de Senologia dos Hospital de Braga, no Dia Nacional de Luta Conta o Cancro da Mama.

No âmbito do movimento ‘Outubro Rosa’, o hospital promoveu ontem um dia dedicado à consciencialização sobre o cancro da mama.

A enfermeira lembra que o cancro da mama pode bater à porta de qualquer um, independentemente da idade. “Sabemos que há uma idade em que há maior incidência que é entre os 45 e os 65 anos, mas a idade não é determinante”.

Fátima Rocha explica que não há uma causa-efeito para o cancro da mama, mas há factores que podem influenciar o seu aparecimento. “É muito importante que as mulheres avaliem com o seu ginecologista o grau de risco para o cancro da mama”, acrescentando que “há outros factores que contribuem para aumentar o risco, como o aparecimento ainda muito jovem do primeiro período menstrual; a menopausa tardia; obesidade; hábitos alimentares; o álcool; entre outros”.

Fátima Faria, enfermeira directora do hospital, salientou a importância destas iniciativas que se inserem no projecto de humanização do hospital. “Neste processo, que tem várias fases, é importante ter várias pessoas a ajudar, nomeadamente cuidar do aspecto físico com algumas parcerias como o workshop de auto-maquilhagem que promovemos”.

Este workshop contou também com a presença da estilista Ana Sousa que ensinou as técnicas de fazer turbantes, aumentando a auto-estima das mulheres com cancro da mama.

O Hospital de Braga registou o ano passado 170 novos casos e a dois meses do encerrar o ano, vai ultrapassar este número de novos casos de cancro da mama.

Deixa o teu comentário