Braga, terça-feira

Cais flutuante em barragem de Ponte da Barca pronto em agosto para turismo náutico

Regional

19 Junho 2020

Redação

A Câmara de Ponte da Barca está a construir um cais flutuante, na albufeira de Touvedo, a concluir em agosto, num investimento de 150 mil euros que visa fomentar o turismo náutico, disse hoje o presidente da autarquia.

A Câmara de Ponte da Barca está a construir um cais flutuante, na albufeira de Touvedo, a concluir em agosto, num investimento de 150 mil euros que visa fomentar o turismo náutico, disse hoje o presidente da autarquia.

"Estamos a fazer todos os esforços para possibilitar a utilização do cais flutuantes já no mês de agosto para potenciar o turismo náutico", adiantou Augusto Marinho, em declarações à Lusa.

O autarca social-democrata explicou que a empreitada está em curso e será cofinanciada por fundos do programa Norte 2020.

Além da instalação de um cais flutuante, na freguesia de Entre Ambos-os-Rios, a empreitada "prevê ainda a construção de estruturas de apoio em terra e o arranjo urbanístico na margem esquerda do rio Lima, com o objetivo de privilegiar o valor paisagístico, ambiental e o contacto com o rio lima e possibilitar a prática de atividades náuticas".

"Esta infraestrutura representa uma estratégia de canalização do investimento público para iniciativas que possam alavancar e dar suporte ao investimento privado e, consequentemente, aumentar a oferta turística local, mantendo a sustentabilidade dos valores naturais”, refere a autarquia, em nota de imprensa.

Segundo o autarca, citado na nota, “através da criação, qualificação e divulgação das infraestruturas de apoio ao desporto náutico, bem como a criação de rotas de experiência, privilegiando o valor paisagístico, ambiental e o contacto com o rio lima”, pretende-se “possibilitar aos desportistas e turistas praticantes de atividades náuticas uma crescente motivação para usufruir de novos produtos turísticos de excelência".

O cais flutuante está a ser construído "inserido no parque de campismo Lima Escape ‘Camping' e ‘Glamping', classificado em 2015 pela Destination Delicious como o segundo melhor parque de campismo da Europa e pelo jornal britânico The Telegraph como “um dos melhores parques de campismo instalados perto de lagos e rios no continente europeu".

A construção daquela infraestrutura resulta do projeto Minho In, designado "Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho - Turismo Natureza/Náutico", e que visa "melhorar a organização, as estruturas de apoio e consolidar a qualidade da oferta do turismo de natureza/náutico da região, criando melhores condições, em particular, para as empresas de animação turística e de prestação de serviços de turismo náutico e demais atividades conexas (alojamento, restauração e atividades lúdicas) poderem usufruir de novos produtos de excelência".

O objetivo da autarquia passa por "aproveitar o recurso albufeiras e consolidar outros serviços ligados ao alojamento, à gastronomia, à diversão, entre outros".

"Com a aposta no turismo náutico, a autarquia espera criar atração para uma nova geração de empresários, caracterizados por uma grande abertura para o trabalho em rede com outros empresários locais ou mesmo de outras localidades que tendem a diversificar a sua atividade", acrescenta a nota.

O concelho de Ponte da Barca está situado no vale do Lima, no distrito de Viana do Castelo. Com mais de metade do território no único parque nacional do país, Ponte da Barca passou de concelho rural a vanguardista no turismo de natureza, colhendo os frutos de ser reserva da biosfera.

A classificação, atribuída em 2009 pela UNESCO, impulsionou o turismo de natureza no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) e o aparecimento de empresas ligadas aos desportos radicais, conceitos para um público-alvo com grandes preocupações ambientais.

No território estão ainda situadas "duas áreas protegidas, o rio e a serra que integram a Rede Natura 2000, rede de ecovias e de trilhos pedestres".

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho